domingo, maio 31, 2026

Poesia ao domingo

 Dez Reis de Esperança



Se não fosse esta certeza

que nem sei de onde me vem,

não comia, não bebia,

nem falava com ninguém.

Acocorava-me a um canto,

no mais escuro que houvesse,

punha os joelhos à boca

e viesse o que viesse.

Não fossem os olhos grandes

do ingénuo adolescente,

a chuva das penas brancas

a cair impertinente,

aquele incógnito rosto,

pintado em tons de aguarela,

que sonha no frio encosto

da vidraça da janela,

 não fosse a imensa piedade

dos homens que não cresceram,

que ouviram, viram, ouviram,

viram e não perceberam,

essas máscaras selectas,

antologia do espanto, 

flores sem caule, flutuando

no pranto do desencanto,

se não fosse a fome e a sede

dessa humanidade exangue,

roía as unhas e os dedos

até os fazer em sangue.


António Gedeão, in Poesias Completas (1956-1967)

14 comentários:

  1. O grande Rómulo de Carvalho!
    Bom dia de domingo, Léo.

    ResponderEliminar
  2. O imenso Rómulo de Carvalho!
    Bom domingo também para ti, António.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Um poema lindo que apetece ler e reler vezes sem conta.
    Tudo o que Gedeão nos legou são tesouros. Sinto o mesmo com a Calçada de Carriche e a sofrida Luísa.

    Ali, na música à Sexta, mal ouvi os primeiros acordes, lembrei-me de imediato da canção. Duvido é que tenha visto o filme. mas se o vi não recordo o enredo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Um estado de alma arrepiante, mesmo que os dez reis mantenham o ser humano vivo por um fio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos todos por um fio!
      O que me mantém à tona, talvez seja o riso dos amigos.

      Abraço

      Eliminar
  5. Gosto tanto de Gedeão....

    Abraço, feliz Junho.

    ResponderEliminar
  6. Um poema para ser consumido até à última palavra!
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Gadeão não é o meu poeta português de eleição.
    Mesmo assim, gostei de ler o poema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um poema muito significativo!

      Abraço

      Eliminar
    2. Só me lembro logo de "Eles não sabem que o sonho..." Espero que estejas a melhorar bem depois de um ano (mais) de dificuldades. E que a casinha permaneça e possa lá ir de vez em quando. è muito importante puderes por o pé nas terra. Abr Bettips

      Eliminar
    3. Eles continuam a não saber que o sonho comanda a vida, Bettips!
      Sempre que vou à casinha, venho desanimada por deixar lá os meus livros. Tenho trazido alguns, mas ainda estão no chão.

      Abraço

      Eliminar