sábado, fevereiro 03, 2024

Leituras

É escusado falar-vos de Lídia Jorge, toda a gente que lê autores portugueses a conhece. Este livro é, simplesmente, fabuloso. Sobre uma camada de real, os últimos tempos da sua mãe numa residência sénior, constrói uma narrativa fictícia mas pouco. Quem já tem experiência destas residências a partir de familiares e/ou amigos reconhece perfeitamente a trama. Lídia Jorge dedica este romance à mãe e a Luís Sepúlveda, seu grande amigo de longa data, os dois foram das primeiras vítimas do Covid.

16 comentários:

  1. De Lídia Jorge apenas conheço O Cais das Merendas, que comprei ainda nos finais do século passado, num tempo em que ainda me podia dar ao luxo de comprar um livro de quando em quando e de que muito gostei.

    Abraço, Rosa dos Ventos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens uma biblioteca por perto?
      Eu gosto muito da escrita de Lídia Jorge!

      Abraço

      Eliminar
    2. Ter, tenho, mas não me posso deslocar sozinha por mais de 100 metros e, ainda assim, com grande esforço físico. Até tenho uma biblioteca dentro de casa, mas da Lídia Jorge, só tenho O Cais das Merendas e como mal me aguento de pé e parada, não consigo encontrá-lo entre as centenas de livros que me rodeiam...

      Abraço, Rosa dos Ventos!

      Eliminar
    3. Peço desculpa mas não estava sabedora das tuas limitações motoras.

      Abraço solidário

      Eliminar
    4. Obrigada, Rosa dos Ventos

      Um abraço e boa semana!

      Eliminar
  2. Conheço Lídia Jorge, de nome e nos blogues.
    Acabei agora mesmo de requisitar esse e passados segundos chegou. No formato digital. Também no formato digital, a biblioteca possui “Em Todos os Sentidos” e “O Livro das Tréguas”. Provavelmente terá outros no formato físico. Não sei. Não procurei.

    ResponderEliminar
  3. Nas minhas mãos tenho „Os Memoráveis“, mas ainda não me apeteceu ler.

    „Toda a revolução é uma grande alegria que anuncia uma grande tristeza“

    Continuação de boas leituras 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Os Memoráveis " foi discutido no meu clube de leitura.
      É muito bom.
      Aliás sou fã de Lídia Jorge!
      Essa frase diz muito!

      Abraço

      Eliminar
  4. Lídia Jorge, uma das melhores no género.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente, não tenho grande conhecimento da vasta obra desta escritora que parece escrever a um ritmo alucinante, segundo diz quem sabe. Tenho ideia de ter lido, há bastante tempo, um livro seu. Quem me o emprestou não sei, mas sei que meu não era. Tinha como título algo a ver com "Murmúrios..."nem tempo tive ainda de refrescar a memória na Net.

    Abraço e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tão alucinante como outros mas já tem muitas publicações.
      Gosto muito do seu estilo.
      Leste "A Costa dos Murmúrios "!

      Abraço

      Eliminar
  6. Rogério V. Pereira03 fevereiro, 2024 22:36

    Um dia, contarei o meu diálogo com a Lídia (se é que já não contei...)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu me lembre nunca li nada sobre ela, lá na tua Conversa!

      Abraço

      Eliminar
  7. Tive conhecimento do livro na altura em que foi lançado e também
    quem já o leu me falou dele. É uma das minhas leituras em stand- by...
    Obrigada por mo recordar :)
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar