segunda-feira, fevereiro 12, 2024

A Biblioteca da Santa Terrinha

A biblioteca cá da terra mudou há uns meses para uma antiga escola do 1º Ciclo que fica mesmo por detrás da minha casa, apenas com um terreno pelo meio. Já lá tinha ido levar dois caixotes de livros mas entretanto fechou devido à aposentação do funcionário.Pelo Facebook soube que tinha reaberto e resolvi ir até lá. Tive que fazer nova inscrição mas foi tudo muito rápido e fiquei "catalogada" online. Enquanto o jovem funcionário tratou disso, fui dando uma olhadela pelas prateleiras que estão agradavelmente iluminadas devido às amplas janelas da sala. Foi então que, para meu espanto, encontrei "O Tambor de Lata" que tinha servido de enigma à Teresa, enigma esse bastante difícil não fora a Fatyly que conhecia o livro. Seja como for, fiquei interessada nele e requisitei-o logo. Só que ando a ler "As Vinhas da Ira" e vão ocupar-me muito tempo. Os dois livros são da autoria de Prémios Nobel, o americanoo de 1962 e o alemão de 1999. Por coincidência vou na página 96 dos dois mas um tem 500 e tal páginas e o outro quase 700. Estou entusiasmada com os dois.

12 comentários:

  1. 'A Biblioteca da Santa Terrinha' promete.
    Força nisso!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. «As Vinhas da Ira» já li há muito tempo numa edição bem mais antiga do que essa, o outro, conheço a história mas não tenho ideia de onde.
    Uma Biblioteca pública, onde podes requisitar e doar livros, era tudo o que eu precisava de ter por perto!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Dois clássicos que têm um lugar muitíssimo especial na minha biblioteca pessoal.

    ResponderEliminar
  4. Li "As Vinhas da Ira" aos 13 anos, quando morava em Linda-a-Velha... Já não tenho a obra comigo pois foi outra das muitas que emprestei e não voltei a ver...
    Abraço, Rosa dos Ventos!

    ResponderEliminar
  5. "As vinhas da Ira", li há algum tempo.
    "O tambor de lata" ainda não li embora conheça o autor,
    não só pelo conjunto da sua obra como pela sua confissão
    quase ao fim da vida, de ter sido convocado para a Waffen-SS, pelo que mereceu severas críticas...
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Eu só o conhecia de nome por ter sido Prémio Nobel.
    Estou a achar o livro muito original em relação ao narrador.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira13 fevereiro, 2024 22:04

      Na praceta, perto da casa onde morava, estacionava a Biblioteca Ambulante da Gulbenkien e aluguei "As vinhas da ira"... lembro-me de o ter lido de um tiro... e porque achei ter sido leitura rápida demais, semanas depois voltei a leva-lo... "Mas o menino já leu isso" comentou o funcionário. Respondi-lhe com um sorriso: "Ando a tentar decorar-lo"!

      Eliminar
    2. Só tu! :))
      Essa também foi a minha 1a biblioteca.

      Abraço

      Eliminar
  7. Cada vez mais, as leituras nos aconchegam. Como tanta coisa foi lida por mim muito cedo, precisava outra vida para reler! Abçs

    ResponderEliminar