segunda-feira, agosto 28, 2023

Desilusão

Anos antes do 25 de Abril a minha praia era na zona de Lagos, quer dizer as minhas praias, entre elas a Meia Praia. Penso que não voltei lá até agora porque nos mudámos mais para a zona de Vila Moura. Acabei de chegar da tal Meia Praia e não quis deixar de visitar o Bairro dos Pescadores, aqueles que vieram de Monte Gordo, como me disse a jovem com menos de 20 anos enquanto nos atendia para o jantar. Eu tinha-lhe perguntado até onde ia a Meia Praia e ela respondeu, apontando lá para fora, "É tudo isto e e moro nesse bairro." Com o restaurante cheio, não deu para mais mas passados uns dias lá fomos. Tem todas as características de uma comunidade, um café com duas mesas na rua e alguns homens sentados a beber cerveja, uma pequena loja a imitar um supermercado, com caixas de fruta à porta, ruas sem simetria, de terra misturada com areia porque o bairro fica do lado das dunas, casas sem qualquer característica algarvia e ainda o vestígio de uma barraca habitada. Sem um sinal, sem um painel, sem um mural que lembrasse a luta pela sobrevivência e por uma habitação digna daqueles que vieram de Monte Gordo nos anos 50, como tão bem contou, cantando Zeca Afonso. Foi uma desilusão!

6 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer28 agosto, 2023 16:58

    Provavelmente o Zeca Afonso cantou uma ilusão.
    A realidade é sempre uma outra da canção.

    ADEUS E ATÉ AO MEU REGRESSO‼️

    ResponderEliminar
  2. As férias nem sempre nos trazem descobertas boas e alegrias.
    Por vezes também (re)descobrimos aspectos que nos entristecem e desiludem. Eu sei o isso é. Conheço a sensação...de certos banhos de realidade.

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  3. As coisas vão mudando, às vezes paulatinamente e outras de repente.
    Tenha dias bons e agradáveis.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Realmente, é estúpido negar as origens. Não é revê-las como está na moda, mas tratá-las como memória colectiva. Calculo a desilusão, tenho tido muitas... Abraço
    Bettips

    ResponderEliminar
  5. Olá Rosamiga
    Desilusões neste triste e pobre país saem-nos de repent sem a gente esperar por elas. Errado; nós os portugueses já não devíamos ter desilusões, por que para as terrnos, precisamos de ter ilusões.
    Eu, por mim (que completo 82 aninhos no dia 20 deste mês...) já m deixei dis há muito tempo. Tento viver a vida (que é a única que temos neste planeta azul) vou escrevinhando umas «coisas» e por aqui me fico, com pouquíssimas ilusões e raríssimas desilusões...
    Beijos😀😀😀 & queijos de Moura
    Henrique
    ___________
    NB - Muito gostaria d ver um comentário teu na minha cubata?

    ResponderEliminar
  6. Volto à canção do Zeca, para comparar com a tua desilusão!

    ResponderEliminar