sábado, outubro 22, 2022

Davam Grandes Passeios ao Domingo

É uma curta anarrativa de José Régio, mais conhecido como poeta mas também romancista, ensaísta, dramaturgo, etc. Li esta obra há muitos anos e, embora já não tenha idade nem paciência para repetir leituras, pelo seu tamanho atrevi-me a relê-lo. Encontrei pontos de reflexão, questionamentos, alguma revolta na história da pobre órfã Rosa Maria, recolhida por esmola por uma tia rica de Portalegre, cidade dominada por ricos proprietários e seus filhos em busca de casamentos socialmente aceitáveis. Este livrinho custou-me a módica quantia de 15$00!

6 comentários:

  1. Conheço bem a obra poética de José Régio.
    Não conhecia essa narrativa.
    Também eu dou grandes passeios todos os dias.
    Abraço das margens do rio Reno 🍂

    ResponderEliminar
  2. Acabei de verificar que a biblioteca tem cinco livros de José Régio, mas esse não é um deles, de contrário, tê-lo-ia requisitado.
    Há tantos livros que quero ler que também prefiro não repetir leituras. Salvo algumas exceções. : )
    15$00 !!! : ) Provavelmente considerado caro na altura.

    ResponderEliminar
  3. Gosto do José Régio, mas não conheço esse livro. Acredito que seja muito interessante.
    Abraço saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
  4. Também o li há "séculos", tantos que já não me recordo dos pormenores...estará na altura de o reler!

    ResponderEliminar
  5. Também eu pasmo-me por vezes quando vejo nos livros que comprei há muito tempo os respectivos preços. Numa outra vida.
    Gosto muito de José Régio e da sua obra.
    Obrigada por trazer este livro e de nos falar dele.
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Tenho vários dele, este não. Mas 15 escudos davam na altura para uma sessão de cinema mais um café... etc. E para isso se andava a pé, poupando nos transportes. Gosto muito muito mesmo dos nossos escritores da época. E tenho relido livros antigos, sim. Com outros olhos e pensamentos. Um livro que apreciamos é um amigo para a vida. Abç

    ResponderEliminar