sexta-feira, setembro 23, 2022

Novo Ano Letivo

Sempre que chega o início das aulas vem-me à memória um conto de Trindade Coelho presente no seu livro "Os Meus Amores" e que reflete as técnicas de ensino da época. Para a Escola No velho casarão do convento é que era a aula. Aula de primeiras letras. A porta lá estava, com fortes pinceladas vermelhas, ao cimo da grande escadaria de pedra, tão suave que era um regalo subi-la. Obra de frades, os senhores calculam...Já tinha principiado a aula quando a Helena entrou comigo pela mão. Fez-se um silêncio nas bancadas, onde os rapazes mastigavam as suas lições e a sua tabuada, num ritmo cadenciado e monótono, cantarolando. E ouviu-se então a voz da Helena dizer para o Sr. Professor, um de óculos e cara rapada, falripas brancas por baixo do lenço vermelho, atado em nó sobre a testa. - Muito bons dias. Lá de casa mandam dizer que aqui está a encomendinha. - Oh! Oh! A encomendinha era eu, que ia pela primeira vez à escola. Ali estava a encomendinha! Trindade Coelho foi um defensor esclarecido e sincero dos direitos do povo com que leal e francamente se identificava. Suicidou-se em 1909, facto que desconhecia. Também eu fui no domingo fui levar as minha duas encomendinhas a Lisboa, ao pai, para o novo início do ano letivo.

11 comentários:

  1. Historinha bem contada, que provoca um sorriso! E desejo que as tuas 2 encomendinhas se divirtam com o novo ano lectivo

    ResponderEliminar
  2. Tão belo e curioso o texto de Trindade Coelho, quão bela e enternecedora a forma como nos contas que os teus rapazinhos já regressaram a casa do Pai. O dever os chama...e as férias de Natal, estão quase à porta! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Esta tua publicação, Leo, leva-me até à minha avó materna que era professora e adorava a obra de Trindade Coelho. Embora fosse obrigada a ler a sua obra, pouco sei da sua vida. Não sabia que se tinha suicidado. Abraço outonal 🍂

    ResponderEliminar
  4. Aqui 🇩🇪 começam duas semanas de férias de outono 🍂 na próxima semana. Antigamente eram chamadas as “férias da batata” 🥔 qualquer dia explico porquê. Continuação de uma sexta-feira outonal 🍂 e literária.

    ResponderEliminar
  5. O novo ano letivo começou (para os professores) no dia a seguir ao “Dia do Trabalho”, 6 de setembro. Para os alunos começou no dia seguinte.
    Muita alegria por parte das "encomendinhas", ansiosas por falar com os seus amigos e passar a maior parte do dia num ambiente escolar. : ))
    Como será a escola num ambiente rural hoje em dia? Não creio que se ouvirá o cantarolar da tabuada... que, na minha opinião, deveria continuar. : )

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o que Catarina diz sobre a tabuada, e outras coisas, que nem tudo estava "mal". Bastava alargarem-se os horizontes para caberem, ou se acrescentarem, os de hoje. E lembro-me bem desse texto de Trindade Coelho, da "encomendinha": sentia eu a "vergonha" que a criança deveria sentir. Porque me diziam desde pequena que eu era "de encomenda" eh eh eh.

    ResponderEliminar
  7. As minhas filhas, no papel de encomendinhas, iam pela mão de sua mãe... a mim tocou-me um papel diferente, na reunião dos encarregados de educação... Participativo? Claro!
    Hoje muitos pais descartam-se dessa missão... e que é pena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus filhos também foram pela minha mão e os meus netos pela mão do pai.

      Abraço

      Eliminar
  8. Texto delicioso. Eu fui no primeiro com os meus irmãos mais velhos pois a escola ficava perto de casa. Muito satisfeita, caminhei para lá a cantarolar. À tarde voltei para casa chorosa, aquilo não era o que eu pensava e sentenciei: Já não quero mais saber da escola! No dia seguinte, claro, a minha mãe teve de me levar pela mão...
    Bom ano lectivo para as suas encomendinhas.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Também não sabia que ele se tinha suicidado. Ao ler imaginei as encomendinha :) um abraço e bom início de ano lectivo para os dois

    ResponderEliminar
  10. Li Os Meus Amores aos 12,imposto pela professora de Português.
    Dessas obras "impostas" durante dois anos os Amores é das que mais releio e recomprei.
    Numa das edições completas há uma Dedicatória do Autor a Helena,escrita no dia de Formatura em Coimbra. Leitura obrigatória.

    ResponderEliminar