terça-feira, novembro 16, 2021

Aniversário de José Saramago


 


Minha água lustral


Minha água lustral, meu claro rio,

Minha barca de sonhos e verdades,

Minha pedra de céu e rocha-mãe,

Meu regaço azul em fim de tarde.


José Saramago in Provavelmente Alegria


Nota: 

Uma breve homenagem ao nosso Nobel no dia do seu 99º aniversário.

Escolhi um poema porque a sua poesia é de uma beleza e clareza contagiantes.

Vivo em terra seca, como sabeis, esta foto é do rio Lis , nas Fontes, onde nasce e passando por Leiria, desagua na Praia da Vieira.

Foi a foto possível no passeio de domingo.

12 comentários:

  1. Escolheste um lindo poema, bem ilustrado pela também bonita fotografia, nesta homenagem ao nosso Nobel da Literatura, no dia em que celebraria o seu nonagésimo nono aniversário, e se dão início às Comemorações do seu Centenário a festejar no próximo ano, como é óbvio.
    Eu, tanto fiz tanto andei, que acabei por postar uma treta minha.
    Saramago compreenderá e desculpar-me-á, confio! :)

    Um forte e solidário abraço.

    ResponderEliminar
  2. As flores da pedra, homenagem. As flores das palavras, homenagem. Tão belo que dói.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada RV pela tua presença "na Azinhaga". Abçs

    ResponderEliminar
  5. Tenho memórias vividas desse rio
    Tenho memórias sentidas desse poema

    Abraço comovido

    ResponderEliminar
  6. Bela foto a ilustrar um bom poema.

    Te abraço

    ResponderEliminar
  7. Faço coro com você para homenagear Saramago. Essa poesia é lindíssima. Parabéns pela escolha.
    Bjs, Marli

    ResponderEliminar
  8. Bonita comnposição. Ante um gran poema uma excelente fotografia.
    Abraço de vida

    ResponderEliminar
  9. Também gosto muito do "Provavelmente Alegria". Mas Saramago não gostava da sua poesia, dizia muitas vezes que nunca fora poeta...

    ResponderEliminar
  10. Estou a começar a interessar-me pela Poesia de José Saramago,
    seguindo o seu exemplo e o da Janita. :)
    Contudo, o meu próximo post sobre ele será ainda relacionada
    com a sua prosa.
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Gosto imenso da poesia do José Saramago.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Olá, Rosa dos Ventos

    Votos de boa saúde.
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar