domingo, janeiro 24, 2021

O Tempo


 

Acabei de ler este livro para o meu Clube de Leitura que não se vai realizar por motivos óbvios.

Não conhecia o autor de nacionalidade brasileira e que, com este livro publicado em 1975, ganhou o Prémio Camões em 2016.

"História familiar com ressonâncias bíblicas e onde se entrelaçam o novelesco, o lírico e uma alta carga sensual..."

Não fiquei fã deste tipo de narrativa onde predomina o monólogo interior e a corrente de consciência mas houve várias passagens que me tocaram.

Escolhi uma sobre o Tempo.


" O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza, não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo o mundo, omnipresente, o tempo está em tudo;..."

6 comentários:


  1. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Um domingo feliz
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Acho que já o li, há alguns anos -não fixei a frase - e tenho a ideia de que fizeram um filme baseado nele

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o autor e, sinceramente, pelo que dizes e pude ler, também não fiquei fã. Mas como fui ver se descobria algo mais sobre ele, li que foi esse o seu primeiro romance, talvez um outro me gradasse mais, não sei.

    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar neste escritor. Pesquisei. Parece que só escreveu ainda 3 livros. Fui ao site do sistema de bibliotecas daqui. Têm “Lavoura Arcaica” em português e os outros 2 em inglês: “Um Copo de Cólera” e “Menina a Caminho”. Como tenho uma série de livros nos meus tablets para ler, creio que vou deixar este escritor para uma próxima oportunidade... : )

    ResponderEliminar
  5. Desconheço o autor, e pelo que dizes...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Sou fã deste tipo de narrativa onde predomina o monólogo interior e a corrente de consciência — no entanto, nunca tinha ouvido falar deste autor.

    Abraço

    ResponderEliminar