segunda-feira, janeiro 11, 2021

Cantar

 Reparei que as minhas duas últimas postagens foram musicais e também tenho encontrado muita música pelos blogues que visito.

Gosto muito de cantar e nos tempos de colégio e de liceu pertenci sempre aos coros existentes. Quando estava no Liceu Sá da Bandeira em Santarém até atuámos na televisão.

Isto só para dizer que sinto muita falta do coro que abandonei para me dedicar a cuidadora informal e agora o regresso é problemático.

As poucas vezes que vou a cerimónias religiosas adoro participar nos cânticos que ainda recordo e se não os sei cantar fico totalmente alheada do ato porque só pelo canto me sinto presente.

Em casa, mesmo sozinha, vou trauteando aquilo que me vem à lembrança.

Com o frio que está ultimamente tem sido "Tombe la neige" de Adamo, dos meus tempos de menina e moça.

Enfim, quem canta seus males espanta!

12 comentários:

  1. Adamo, idolo da minha juventude ... e que não fui ouvir a Lisboa, porque estava viajando.

    Cantar , também canto, mas só em solidão : a minha voz é muito sui generis


    Beijinho semana resguardada

    ResponderEliminar
  2. Em Düsseldorf a neve não cai — Adamo nunca foi a minha praia.
    Gosto de cantar, mas NÃO tenho voz.
    Tenho várias amigas que fazem parte de coros.
    A minha mãe tinha uma linda voz e o meu pai era um fantástico pianista, embora fosse farmacêutico de profissão.
    Enquanto que eu não tenho, nem um bocadinho, talento musical.
    Abraço de Düsseldorf.

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de cantar. O único problema é que quando canto fico sozinho em casa ... preferem sair para a rua, lol
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  4. Fui grande fã de Adamo e da bela canção dos meus anos teen:
    "Tombe la Neige". Numa passagem de ano na Serra da Estrela, em casa dos pais do namorado de uma amiga, com todos de nariz colado à janela, a ver nevar lá fora, foi a canção que se cantou em altos gritos.

    Fazes bem em cantar. Também eu canto muito.
    Quando tudo normalizar, volta a ser membro de um Coro. Foi numa tua vinda a Ermesinde que conheceste o Rui.

    Beijinhos, boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Verdade, amiga, a música e o canto são armas poderosíssimas! Canta sim, e espantarás alguns dos teus males...

    ResponderEliminar
  6. Cantar é uma boa forma de aliviar a ansiedade, a depressão, o stress...
    Na escola primária cantava. Na secundária tive a noção que não sabia cantar, mas gostava de cantar o fado em casa. Hoje raramente canto. Mas neste momento estou a trautear qualquer coisa para praticar e motivada pelo teu texto. E quando for para a sala vou tocar piano, o que equivale, vou fazer um certo ruído musical, porque o piano está sempre silencioso desde que os meus filhos saíram de casa... Nem ouvido para a música tenho... : ( mas gosto de ouvir os clássicos e a música pop...
    Lembro-me quando nos falavas das tuas viagens com o coro...
    Quem não gostava do Adamo?!!! ... Ficará sempre associado à “Tombe la Neige” : ))

    ResponderEliminar
  7. Não sei cantar... e tenho pena!

    ResponderEliminar
  8. Na escola fazia parte do coro. Agora, a voz está mais grave!
    Quanto ao Adamo...não é o meu preferido. Eu sou mais amante de rockalhadas😊

    ResponderEliminar
  9. Há cantos para encantar
    Há cantos para dançar
    Há cantos para alma se evadir
    Há cantos para lutar
    Há cantos para agregar
    Há cantos para a voz vocalizar
    pois a voz é a coisa mais bela de que o ser humano se encontra dotado
    Não há pássaro nem bando
    que consiga destronar o cante alentejano
    Mas eu, da minha janela,
    em dia de sol
    já dei réplica a um rouxinol

    (O meu Professor de canto coral
    chamava-se Euclides Ribeiro
    e jamais o esqueço )

    ResponderEliminar
  10. Gostava muito de Canto Coral e tinha uma bela voz. Cantei em palco numa festa de Natal, uma canção sobre a Nazaré e outra "samba". Versatilidades jovens.
    Acho que aprendi mais Francês e Inglês com as canções do que nas aulas!
    Sei letras de músicas antigas que nem sabia existirem, no tempo delas. Ia a correr escrevê-las quando davam na rádio. Agora saltam-me. Acho que estão gravadas nos assuntos da memória e com eles, assuntos.
    "Il ne viendra pas ce soir"...
    Abçs

    ResponderEliminar

  11. Gosto de cantar. Também os meus irmãos.
    E tocamos viola. E violino.
    Adamo marcou uma época. As suas canções são
    inesquecíveis.

    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  12. Talvez quando o Covid passar dê para voltar a um Coro, espero que sim

    ResponderEliminar