Hoje é dia da Senhora das Candeias!
Todos os anos falo deste tema e para não me repetir digo apenas que é um dia especial e não só no calendário dos católicos...
Na minha zona é dia de comer filhoses fritas com azeite novo, como não tenho grande vocação para fada do lar comprei-as numa pastelaria/padaria aqui bem perto e espero que cheguem ainda mornas a Lisboa.
Saudades das que a minha sogra fazia e do que vivíamos à volta da lareira...
Em França é La Chandeleur e comem-se crepes...
No Brasil é dia da Senhora dos Navegantes e de Iemanjá...os nossos irmãos do outro lado do mar não têm qualquer problema em juntar estas duas Senhoras tão luminosas!
Não conhecia...viver e aprender...sempre!!! Um ótimo domingo!
ResponderEliminarBjs
Maria
Para mim pode ser um crepe... :)
ResponderEliminarTodos os anos falas deste tema e eu, todos os anos, gosto de ler sobre ele porque nunca me recordo da data, dado que não faz parte das minhas memórias!
ResponderEliminarPara mim, e apesar de gostar imenso de crepes mas tendo por onde escolher, escolheria uma filhó assim como essas tal e qual como a mãe da minha mãe as fazia! Redondinhas, fofinhas e quentinhas!
Deste-me uma ideia: vou telefonar à padaria/pastelaria portuguesa mais próxima e perguntar se têm filhoses ou até sonhos por falta daquelas!!
Abraco forte e que a Senhora das Candeias te ilumine sempre.
Todos os anos falas deste tema e eu, todos os anos, gosto de ler sobre ele porque nunca me recordo da data, dado que não faz parte das minhas memórias!
ResponderEliminarPara mim, e apesar de gostar imenso de crepes mas tendo por onde escolher, escolheria uma filhó assim como essas tal e qual como a mãe da minha mãe as fazia! Redondinhas, fofinhas e quentinhas!
Deste-me uma ideia: vou telefonar à padaria/pastelaria portuguesa mais próxima e perguntar se têm filhoses ou até sonhos por falta daquelas!!
Abraco forte e que a Senhora das Candeias te ilumine sempre.
Virtuosas senhoras
ResponderEliminaralumiadas
Só soube desta tradição por ti, amiga. E cheira tão bem a filhoses e a calor humano...
ResponderEliminarUm abracinho :-)
ResponderEliminarDiz o povo que "se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar", ou seja, se neste dia estiver de sol, ainda teremos algum tempo de inverno, se, pelo contrário, estiver de chuva, o bom tempo andará por perto.
Assim seja.
Beijinho
Eu sou mais "comilão", quero dois crepes, duas "filhoses" e um copinho de vinho branco ! :))
ResponderEliminarAprendi esta tradição aqui no teu blog em anos passados. Aqui em Leiria não se fala nisso e, em Sintra, também não. Era/é hábito em Sintra fazerem-se filhoses e comê-las pelo Carnaval, mas nunca ouvi falar na Senhora das Candeias.
ResponderEliminarCá por mim/nós, ando de candeias às avessas mas é com o "governo" e com o seu mentor, o escavacado de Belém... Mas isso é outra história..
Beijinhos e... não comas muitas filhoses...
Lembro-me de o ano passado teres falado deste dia ! Não sei se será uma questão geográfica, mas aqui pelo norte creio (?) que não se comemora. Daí, também não as filhoses ou os crepes.
ResponderEliminarLembro-me de ouvir falar na Senhora das Candeias relativamente ao tempo, género : "se estiver a chorar está o Inverno a acabar, se estiver a rir está o inverno p'ra vir" (???)
Por aqui "chorou" ... Boa ! rrsrsrs
.
Ai, como eu aprecio crepes!!
ResponderEliminarOs brasileiros fazem muitíssimo bem em misturar tudo, pois existe só uma Entidade Sagrada!
Bom apetite, rrre
Por aqui riu, Rui!
ResponderEliminarQuer dizer, não choveu...mas fez frio!
Às vezes os provérbios também desatinam!
Abraço
Sempre que se guardam datas
ResponderEliminarguardam-se sabores
e valores
Não conhecia este dia
Flas semprte da Senhora das Candeias? Oops, devo andar muito distraída (ou não calhou na altura ler o post), porque não fazia a mínima ideia dessa tradição.
ResponderEliminarDa brasileira a Iemanjá tenho uma vaga ideia de ver em novelas, lançarem flores ao mar... Será que devia ter vergonha de dizer isto? :)
Abraço e boas filhoses!
Gosto dos crepes e gostei de saber sobre as 'senhoras' que são muitas_ todas belas e de fato 'luminosas'.
ResponderEliminarA Bahia tem uma especial devoção a Nossa Senhora das Candeias.
Um abraço e obrigada pela acolhida
ResponderEliminarA minha memória está tão seletiva, Rosa, que me lembro do teu post do ano passado e não consigo lembrar-me de como estava o dia, no domingo!!!
Valha-me a Senhora das Candeias que, pelo que se vê, ando na escuridão. :))
Beijinho
Andas "de candeias às avessas", Laura? :)
ResponderEliminarAndamos todos ....
Abraço
RV, no Canadá no dia 2 de Fevereiro celebra-se o Dia da Marmota. O povo de lá diz:
ResponderEliminarse a marmota sair a primavera ainda demora a vir, se a marmota continuar na toca então a Primavera chegará cedo!
Este ano havia quatro marmotas em experiência e, para espanto dos canadianos crentes, o resultado foi 2/2 e assim para seu grande desapontamento ficaram sem qualquer previsão quanto à real chegada da Primavera!!!
Estou a ver essa notícia agora na TV, Dalma!
ResponderEliminarO Rui Espírito Santo fez referência a um provérbio que também deu empate por cá!
As "candeias" choraram no norte mas no centro e particularmente em Lisboa o sol deu um ar da sua graça! :)
Abraço
E diz a sabedoria popular que se a Candelária rir, está o Inverno para vir; se a Candelária chorar, está o Inverno a acabar...
ResponderEliminarAzeite novo já tenho, comprado é claro, só faltam "os fritos".
ResponderEliminar:)
Não se celebra em todo o aldo mas é conhecido... Adorei a primeira foto... e desconhecia que tinha doces próprios... mas o meu pai falava tanto na senhora das candeias...
ResponderEliminarbeijinho amigo