Hoje recebi um telefonema de uma amiga brasileira.
Talvez já tenha falado dela por aqui. "Aterrou" na casa ao lado com os cinco filhos, vinda do Japão onde viveu 16 anos.
Muito recentemente chegou o marido que, entretanto, viu perder a validade da sua carta de condução, não podendo continuar como motorista de uma IPSS.
A matrícula das crianças foi uma odisseia, devido aos documentos japoneses, passados para inglês, mas depois de muita complicação lá se resolveu o problema.
Sendo ela filha de pai português não foi muito difícil adquirir a nacionalidade portuguesa, mas à custa de muita papelada de cá para o Brasil e volta.
Voltando ao início, telefonou-me para me dar a boa nova. Os dois filhos mais velhos já podem pedir o cartão de cidadão português, rimos ao lembrar toda a trabalheira que passámos para que isto acontecesse.
Agora ainda falta a legalização dos três mais novos e, entretanto, o marido tem um agendamento na AIMA para a semana, para ver se, finalmente, consegue os documentos necessários para poder trabalhar como motorista.
A minha amiga acabou por ocupar o posto de trabalho do marido e ele tem outras funções na instituição.
E tudo isto com uma brasileira, filha de pai português, e a falar português.
Imagino o martírio daqueles que não dominam a língua e fazem fila à porta da AIMA.
Agência para a Integração Migrações e Asilo – Agora já sei o que significa AIMA. : )
ResponderEliminarImagino como será moroso e complicado esse processo para a maioria.
Mais uma amiga perto com quem podes conviver!
Esta amiga já não vive ao meu lado, porque a casa era muito húmida, mas estamos sempre em contacto.
EliminarEu fui o seu porto de abrigo e fiquei feliz por ter sido útil a esta família tão simpática e tão bem formada.
Abraço
Como o "mundo" é injusto. Quem se quer integrar legalmente passa por uma roda de espinhos até conseguir (quando consegue) os seus intentos. Para os outros, os que não querem saber de legalidades, tudo é "permitido" porque sempre conseguem esgueirar-se por entre os pingos da chuva.
ResponderEliminarSorte para a tua amiga (e seus muchachos).
Beijinho com sorrisos, apesar dos pesares.
O dinheiro comanda tudo, no caso da minha amiga valeu-lhe a minha disponibilidade e os meus conhecimentos que dão sempre jeito.
EliminarAbraço sorridente
A burocracia no nosso país sempre foi um empecilho para quem vem de 'fora' e quer viver e trabalhar dentro da legalidade.
ResponderEliminarFelizmente para esse casal e filhos, tudo se vai resolvendo a seu contento.
Abraço
É realmente um enorme contratempo, apeaar de tudo sentem-se felizes em Portugal!
EliminarAbraço
A burocracia neste país é um horror em muitos sectores e que a tua amiga vença essa última etapa.
ResponderEliminarBeijos e um bom dia
Ela é muito persistente e não desarma.
EliminarTambém lhe deixei alguns contactos valiosos.
Abraço
A burocracia portuguesa é a antecâmara do inferno ...
ResponderEliminarAbraço e que tudo corra bem para a tua amiga.
É mesmo!
EliminarAbraço
Minhas queridas meninas, não conhecem a burocracia alemã.
EliminarA sério?!
EliminarAbraço espantado
A Alemanha também é mundialmente famosa pelo excesso de burocracia. Um museu temporário mostra de forma bem-humorada os percalços que cidadãos e empresas têm que enfrentar.
EliminarPior ainda que a nossa?! Santo Nome , não esperava isso!!
EliminarEstou abismada, Teresa!
ResponderEliminarAbraço