sexta-feira, maio 10, 2024

Música à sexta

Continuo com música portuguesa!

16 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer10 maio, 2024 14:00

    MENINA DOS OLHOS TRISTES

    Menina dos olhos tristes,
    O que tanto a faz chorar?
    O soldadinho não volta
    Do outro lado do mar.

    Senhora de olhos cansados,
    Porque a fatiga o tear?
    O soldadinho não volta
    Do outro lado do mar.

    Vamos, senhor pensativo,
    Olhe o cachimbo a apagar.
    O soldadinho não volta
    Do outro lado do mar.

    Anda bem triste um amigo.
    Uma carta o fez chorar.
    O soldadinho não volta
    Do outro lado do mar.

    A lua, que é viajante,
    E que nos pode informar.
    O soldadinho não volta
    Do outro lado do mar.

    0 soldadinho já volta,
    Está quase a chegar.
    Vem numa caixa de pinho.
    Desta vez o soldadinho
    Nunca mais se faz ao mar.

    Conheço o poema.
    Desconheço Pedro Barroso.
    Abraço, desejando-te um fim-de-semana em beleza 🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta canção de Zeca Afonso integra-se na canção de intervenção, como sabes.
      A mira era a Guerra Colonial...

      Eliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer10 maio, 2024 14:09

    Estou a ouvir Pedro Barroso "Menina dos olhos d´água"
    Voz bonita. Estou a gostar.

    O GRITO Português está a caminho de Malmõ.
    Outro abraço 🌹

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta canção é de um romantismo doce e muito bem cantado pelo Pedro Barroso, um cantor do Ribatejo, com referências literárias ao neorealimo de Soeiro e Redol.

      Abraço

      Eliminar
  3. Pedro Barroso, um dos grandes cantantes da nossa terra.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morreu quase sem eco na comunicação social.

      Abraço

      Eliminar
  4. Conhecia e gostei imenso de ouvir de novo.
    E assim oiço música portuguesa à qual já não estou muito habituada. Falta minha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso sempre em ti e na Teresa quando escolho a música da sexta!

      Abraço

      Eliminar
  5. É sempre um gosto reouvir Pedro Barroso e com esta bela letra a sua voz ainda nos soa melhor!
    A nossa Teresa colocou a letra da Menina do Olhos Tristes e eu trago- te a dos Olhos D'Água. No final a voz do cantautor até arrepia...

    Menina, em teu peito sinto tanto
    E vontades marinheiras de aproar
    Menina, em teus lábios sinto fontes
    De água doce que corre sem parar

    Menina, em teus olhos vejo espelhos
    E em teus cabelos nuvens de encantar
    E em teu corpo inteiro sinto fremor
    Rijo e tenro, nem sei explicar

    Se houver alguém que não goste
    Não gaste, deixe ficar
    Que eu, só por mim, quero-te tanto
    Que não vai haver menina para sobrar

    Aprendi nos esteiros com soeiro
    E aprendi na fanga com redol
    Tenho no Rio Grande o mundo inteiro
    E sinto o mundo inteiro no teu colo

    Aprendi a amar a madrugada
    Que desponta em mim quando sorris
    És um rio cheio de água lavada
    E dás rumo à fragata que escolhi

    Se houver alguém que não goste
    Não gaste, deixe ficar
    Que eu, só por mim, quero-te tanto
    Que não vai haver menina para sobrar

    Outra vez
    Se houver alguém que não goste
    Não gaste, deixe ficar
    Que eu, só por mim, quero-te tanto
    Que não vai haver menina para sobrar


    Beijinhos e abraços.

    ResponderEliminar
  6. Pedro Barroso um cantor que sempre admirei e que nunca me canso de ouvir. Grato pela partilha.
    .
    Saudações poéticas e amigas.
    .
    Poema: “ Quando os olhos refletem a dor “
    .

    ResponderEliminar
  7. Não sei se é da Bíblia: "muitos são chamados, poucos os escolhidos". A propósito, as rosinhas "dos ventos" escolhidas para o blog são uma ternura. São do teu jardim? Abçs Bettips

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São rosinhas do meu jardim, mesmo!
      Pedro Barroso não foi dos escolhidos.

      Abraço

      Eliminar
  8. Muito boa escolha.

    Abraço, serena semana :)

    ResponderEliminar