sexta-feira, outubro 30, 2020

O Susto


 O meu Clube de Leitura já recomeçou a sua atividade. Ontem foi esta a obra em análise.

Éramos seis numa sala enorme, todas de máscara e com um razoável distanciamento.

A discussão foi muito participada e animada, todas concluímos que a escrita de Agustina é brilhante mas de leitura lenta para uma boa assimilação do que narra.

Cada palavra, cada frase, cada período, cada parágrafo fazem-nos refletir.

A partir do prefácio da autoria de António M. Feijó e da própria narrativa fiquei a conhecer as quezílias literárias existentes entre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa, motivadas por conceitos opostos de arte poética.

A temática gira à volta da figura ficcionada  de Teixeira de Pascoaes, que Agustina admira imenso, e das suas relações com a família, os amigos e os seus servidores.

Deixo apenas uma frase de uma das criadas da casa, Eusébia, que se movimenta neste universo familiar e nortenho tão ao gosto da escritora.

" O mal dos pobres não é serem pobres, é continuarem a sê-lo..."

9 comentários:

  1. Tenho e li vários livros da AGUSTINA BESSA-LUÌS, este não o tenho, nem o li. O encontro do Círculo Literário está marcado para o dia 4 de Dezembro, caso não haja um completo 'lockdown'. Neste momento, temos um pequeno 'lockdown': a partir de segunda-feira fecham os museus, as bibliotecas, os restaurantes, etc... As escolas, liceus, universidades e jardins infantis continuam abertos.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que seja um livro fascinante de ler.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Parece ser um livro interessante, (ainda) não o li (tenho uma data de livros em fila de espera para serem lidos)
    um beijinho e uma boa noite

    ResponderEliminar
  4. Quanta sabedoria nessa observação da 'criada' d'O Susto, de Agustina...

    Um abraço, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. É curioso,
    sem saber que era isto que ia ler
    Acabo de propor um livro para animar a tertúlia...
    Está no vídeo do meu espaço
    Claro!

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito da escrita de Agustina, e esse ainda não li - quem sabe será o próximo, depois do teu empurrão!

    ResponderEliminar
  7. Os pobres não são uma fatalidade

    Boa partilha

    ResponderEliminar
  8. Alguém já leu o novo livro da Elena Ferrante? É que eu li e não gostei nada. E, atenção, que eu adoro a Ferrante mas este.....não!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li os outros mas não li o último nem estou com ideia de ler!
      Obrigada pela informação.

      Abraço

      Eliminar