Quando falamos, perante outros, exprimimos uma variedade de matizes que lhes transmitem de um modo natural, o nosso estado de espírito. Estamos a transmitir de um modo não gráfico e são as nossas expressões e entoações que deixam passar o nosso sentimento. Quando escrevemos, tentamos transmitir precisamente esse estado de espírito, emoção, dor, surpresa, que não sai de um modo espontâneo (não há um interlocutor visível) e sentimos a necessidade de lhe acrescentar esse elemento que faça sobressair o que realmente sentimos, mas de uma maneira gráfica. Creio que também abuso dele e também dos smiles do tipo :) ou :)), ou até :)))))) ou ainda os rsrsrsrs, ou ehehehe, ou ahahah. para transmitir o meu "estado de boa disposição".
Eu também uso e abuso dos pontos de exclamação. E das reticências... (assim...). Eu acho que nós usamos, se calhar em excesso, o ponto de exclamação (ou de admiração, como se dizia antigamente) para dar mais força a uma expressão, a uma frase a uma palavra. Eu quando digo: Gosto... (com reticências) ou gosto. (com ponto final), não consigo transmitir - a quem me lê - a mesma força que "gosto!" ou "gosto!!!". É - digo eu - uma forma mais compacta de se dizer: "Gosto imenso." Ou: "Gosto muito." Não sei se estou certo. Talvez nao ande longe da verdade.
Rosa, acho que a maior parte dos que escreve blogs e comenta os post dos outros os usa, mas não sei se podemos dizer em demasia. Um dos meus filhos a quem eu confio a correcção quando escrevo em inglês já me disse o mesmo! Mas como os seus amigos disseram anteriormente é uma maneira de expressar por escrito aquilo que não podemos fazer aqui pela entoação da voz! (e lá foi mais um). Ora repare como tudo ficaria monótono se os não usássemos! (esta ultima frase é um exemplo de como seria diferente o que disse). (quase me apetecia acaba-la com outro ! )
Cara confrade Rosa dos Ventos! Creio que somos da confraria dos que usam e abusam do ponto de exclamação e reticências!!!! Caloroso abraço! Saudações exclamativas! Até breve... João Paulo de Oliveira Diadema-SP`
PS - Muitíssimo obrigado pelo alentador comentário que deixou no livro de bordo do vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando!!!!!
Não é a única, Rosa. Não sei se está lembrada, mas há tempos houve aí um movimento para extinguir o ponto de exclamação. Felizmente abortou. O ponto de exclamação é a expressão gestual da escrita, aboli-lo seria decapitar as palavras.
Tb uso muitas frases exclamativas quando escrevo nos blogues. E sorrisos para não sair uma coisa sensaborona! ; ) Suponho que as usarás pela mesma razão. Será? : )
Afinal a "atracção fatal" é de muitos! Não estou sozinha no uso e abuso do dito cujo ponto... Claro que é uma forma de marcar a proximidade/"oralidade" convosco e é isso que acontece quando aqui escrevo!
Abraço e um agradecimento especial por se darem ao trabalho de comentarem uma quase "tolice"...:-))
Eu discordo! (tenho o hábito de escrever a primeira pessoa do singular quando não é absolutamente necessário apenas para dar mais ênfase). : ) Não é uma “quase tolice”. É uma coisa gira, que quebra a fase das coisas sérias, que alivia os ânimos, que é original (só tu para te lembrares de pontos de exclamação!) e mais outras razões que não tenho tempo para mencionar porque tenho que ir trabalhar! : ) Abraço
Tem pontos, como as reticências... Para mim, é como quem diz... agora é a minha vez, fico eu por cima!!!
Deve ser por isso qu'eu uso e abuso das reticências! É qu'estes pontinhos sempre tão alinhadinhos nunca pesam a ninguém... e além disso deixam sempre tudo no ar e em aberto! Tão redondinhos and yet... tão sensuais!
Somos duas...venha a explicação.M.A.A.
ResponderEliminarQuando falamos, perante outros, exprimimos uma variedade de matizes que lhes transmitem de um modo natural, o nosso estado de espírito. Estamos a transmitir de um modo não gráfico e são as nossas expressões e entoações que deixam passar o nosso sentimento.
ResponderEliminarQuando escrevemos, tentamos transmitir precisamente esse estado de espírito, emoção, dor, surpresa, que não sai de um modo espontâneo (não há um interlocutor visível) e sentimos a necessidade de lhe acrescentar esse elemento que faça sobressair o que realmente sentimos, mas de uma maneira gráfica.
Creio que também abuso dele e também dos smiles do tipo :) ou :)), ou até :)))))) ou ainda os rsrsrsrs, ou ehehehe, ou ahahah. para transmitir o meu "estado de boa disposição".
.
Olá Rosa...
ResponderEliminarEu também uso e abuso dos pontos de exclamação. E das reticências... (assim...). Eu acho que nós usamos, se calhar em excesso, o ponto de exclamação (ou de admiração, como se dizia antigamente) para dar mais força a uma expressão, a uma frase a uma palavra. Eu quando digo: Gosto... (com reticências) ou gosto. (com ponto final), não consigo transmitir - a quem me lê - a mesma força que "gosto!" ou "gosto!!!". É - digo eu - uma forma mais compacta de se dizer: "Gosto imenso." Ou: "Gosto muito."
Não sei se estou certo. Talvez nao ande longe da verdade.
um abraço
joão
Prefiro pontos de exclamação aos de interrogação, Rosa.
ResponderEliminar;)
Gosto muito dessa imagem, uma "atracção fatal" para o meu olhar daltónico. Porquê?
ResponderEliminar"Porquê, não sei, mas sei que essa coisa é que é linda!"
:)
http://www.youtube.com/watch?v=olAOazHmn7I&feature=player_embedded
Somos duas, Rosinha!!!
ResponderEliminarTambém eu tenho uma atracção latente pelos pontos de exclamação!!!!!!!!!
Os pontos de exclamação são um reforço ao que se diz quando se escreve, já que falta o tom da voz.
ResponderEliminarMas também gosto de pontos de interrogação, sinal de que a pssoa se questiona e oa mundo.
Beijinhos
Rosa, acho que a maior parte dos que escreve blogs e comenta os post dos outros os usa, mas não sei se podemos dizer em demasia. Um dos meus filhos a quem eu confio a correcção quando escrevo em inglês já me disse o mesmo!
ResponderEliminarMas como os seus amigos disseram anteriormente é uma maneira de expressar por escrito aquilo que não podemos fazer aqui pela entoação da voz! (e lá foi mais um). Ora repare como tudo ficaria monótono se os não usássemos! (esta ultima frase é um exemplo de como seria diferente o que disse). (quase me apetecia acaba-la com outro ! )
Penso que todos nós abusamos deste sinal.
ResponderEliminarFaz-me ir para a BD.
O que não exprimimos pela fala, exprimimos na escrita (!?).
Maria
Por mim que os uso em excesso, também, justifico-o com a minha maneira de falar muito viva e até um tanto ou quanto contestatária.
ResponderEliminarPara que se perceba isso do outro lado do PC, exprimo-me dessa maneira. Será essa, também, a tua razão amiga?
Chuacs
PS - Também não consigo receber os comentários posteriores aos meus. Falta-te a alínea da subscrição por e-mail
Pois olha, a minha atração são as ASPAS """"""".
ResponderEliminar"Beijos e Queijos".
Com tanta asneirada que as alimárias do poder fazem só podem provocar exclamações.
ResponderEliminarAdmiração julgo que já não.
Um abraço,
mário
Mas que lindos sinais de exclamação/admiração!
ResponderEliminarTambém não consigo libertar-me da droga do !
É que já me faz tanta falta que agora nem sei se mesmo com metadona lá ia!
Um abraço
Cara confrade Rosa dos Ventos!
ResponderEliminarCreio que somos da confraria dos que usam e abusam do ponto de exclamação e reticências!!!!
Caloroso abraço! Saudações exclamativas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP`
PS - Muitíssimo obrigado pelo alentador comentário que deixou no livro de bordo do vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando!!!!!
Quando souberes dis-me, também me sinto assim atraida! será virús...
ResponderEliminarBjs
Não sei, Rosa!
ResponderEliminarComigo são os três pontinhos ... e os sorrisos :))), uso e abuso dos dois.
É a tua imagem de marca :)
( )jinho :)
Não é a única, Rosa. Não sei se está lembrada, mas há tempos houve aí um movimento para extinguir o ponto de exclamação. Felizmente abortou. O ponto de exclamação é a expressão gestual da escrita, aboli-lo seria decapitar as palavras.
ResponderEliminarQuantas cores!
ResponderEliminarÉ bom poder chegar a este "ponto", significa que algo nos impactou...
Boa ideia!
Abraços
Explicar não sei... mas confesso... adoro as reticências ;)
ResponderEliminarBjos
Tudo muito bem explicadinho! (cá está ele, é inevitável).
ResponderEliminarEu abuso também das " e «.
Um abraço.
E até pode ser que permitam diferentes entoações...
ResponderEliminarSaudações poéticas
Tb uso muitas frases exclamativas quando escrevo nos blogues. E sorrisos para não sair uma coisa sensaborona! ; ) Suponho que as usarás pela mesma razão. Será? : )
ResponderEliminaré um hábito que te ficou da escola...
ResponderEliminardas escritas.
abraço Rosa
Caros amigos e amigas
ResponderEliminarAfinal a "atracção fatal" é de muitos!
Não estou sozinha no uso e abuso do dito cujo ponto...
Claro que é uma forma de marcar a proximidade/"oralidade" convosco e é isso que acontece quando aqui escrevo!
Abraço e um agradecimento especial por se darem ao trabalho de comentarem uma quase "tolice"...:-))
Eu discordo! (tenho o hábito de escrever a primeira pessoa do singular quando não é absolutamente necessário apenas para dar mais ênfase). : )
ResponderEliminarNão é uma “quase tolice”. É uma coisa gira, que quebra a fase das coisas sérias, que alivia os ânimos, que é original (só tu para te lembrares de pontos de exclamação!) e mais outras razões que não tenho tempo para mencionar porque tenho que ir trabalhar! : )
Abraço
É sinal de juventude, Rosa, de que continuas espantada e encantada com o mundo...
ResponderEliminar:))) Ou de atracção pelo expressivo!
ResponderEliminarAbraço, boa semana e muitas exclamações de regozijo!
Tem pontos, como as reticências... Para mim, é como quem diz... agora é a minha vez, fico eu por cima!!!
ResponderEliminarDeve ser por isso qu'eu uso e abuso das reticências! É qu'estes pontinhos sempre tão alinhadinhos nunca pesam a ninguém... e além disso deixam sempre tudo no ar e em aberto! Tão redondinhos and yet... tão sensuais!
(Os parêntesis são danados para a brincadeira...)
;)