quinta-feira, janeiro 30, 2020

A memória não usa óculos


Este livro que terminei há dias levou-me a reflectir sobre o estado da minha memória.




Às tantas, o narrador fala do Museu do Prado e deste quadro intitulado "Artemisa" de Rembrandt. Segundo ele "o único Rembrandt seguro" deste museu.
Uma vez que conheço o Museu do Prado fiz um esforço de memória e só consegui visualizar "Las meniñas" de Velásquez e até cheguei ao pormenor da parede e da posição do quadro na mesma.
Fui ao Google e lá estava Artemisa.
Repeti a leitura do extracto  que refere o quadro e nada.
Via-o pela primeira vez.
Como também diz o narrador numa das passagens deste livro bem interessante, "a memória não usa óculos".

18 comentários:

  1. Seria tão bom se a memória usasse óculos!! Eu teria certamente o meu problema resolvido! 😃

    ResponderEliminar
  2. Li esse romance do autor espanhol há anos.
    Vou procurá-lo na estante para ler essa passagem.

    ResponderEliminar
  3. Isso é que era.... a memória ter óculos... eu tenho e a memória falta me tantas vezes ....
    fantástico.
    Bom resto de semana
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Mas a tua memória ainda está muito bem e recomenda-se!
    Tanto é que até recordas em que parede e posição estavam "As Meninas".
    A nossa memória, caprichosa qb, por algum motivo não reteve a "Artemisa"...

    Quanto ao autor espanhol, não creio que já o tenha lido, mas também não garanto.
    Ainda não há assim tanto tempo, escreveste sobre 'Pequenas Infâmias' de Carmen Posadas e eu fiquei a maturar da autora e no livro, - nem me lembro se comentei -, mas acabei por me esquecer disso.
    Acontece que o tenho na mão. Uma edição da 'Colecção Mil Folhas' que veio com o Público, segundo reza na contracapa, com o preço de 4,20€ + o mais o preço do jornal.
    Provavelmente li o jornal, coloquei o livro numa prateleira da estante da sala, e nunca mais pensei nisso. Já está aqui, na estante da saleta onde tenho o meu PC e desta vez irei ler as tais 'pequenas infâmias'. :)

    Como vês, a nossa memória tanto arruma as coisas numa gavetinha em lugar recôndito, como mesmo sem usar óculos, de súbito, algo acontece e a faz despertar. Talvez tenhamos lentes de contacto, que de vez em quando embaciam. :))
    Bem estaremos enquanto assim for...

    Um abraço com memória. :)

    ResponderEliminar
  5. A nossa memória é, por vezes, caprichosa.

    ResponderEliminar
  6. A nossa memória é tão perspicaz.
    E tão enganosa por vezes.
    A minha por vezes já é um pouco curta.
    Não pela velhice mas pela distracção.
    Memórias de luz.
    Megy Maia

    ResponderEliminar
  7. «Somos a memória que temos»
    e,
    sim a memória tem óculos
    o que nem sempre acontece
    é tê-los postos

    E isso explica
    porque é que a memória
    é selectiva
    e, assim, na verdade
    não gostaste da "Artemisa"

    ResponderEliminar
  8. Todos os dias construímos memórias
    mesmo de olhos fechados

    ResponderEliminar
  9. A memória é uma fada que não sabemos se existe, se vôa, se nos fadou ela mesma nos fados que nos acompanham. Ter memória é ter tempo dela.
    Acreditar quando nos releva mais isto que aquilo.
    Abraço
    (começámos no mesmo ano!)
    Bettips

    ResponderEliminar
  10. Não conheço o Museu! Valeu a pena o teu esforço de memória!
    A minha que já não está muito bem de saúde, por vezes é traiçoeira, pelo facto de vir acompanhada de muitas lágrimas!


    Beijinho enorme Leo.

    ResponderEliminar
  11. Acho muito natural esse tipo de esquecimento face à imensa oferta do Prado. Também eu recordo As meninas e não tenho a mais leve lembrança de Artemisa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. A memória é fundamental para os amanhãs

    ResponderEliminar
  13. Nossa memória é valiosa!amei o post ♥️
    Seguindo você 😉
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Sim, mas vê, e ao ver memoriza melhor: bom pelo menos é o que me faça a mim.
    Calma, amiga, que o bom é recordar ainda que seja tarde.
    Abraço

    ResponderEliminar

  15. A nossa memória prega-nos partidas, por vezes.
    Penso que ela é caprichosa e selectiva.
    Há coisas que não interessam recordar e manda-as
    para recantos bem escondidos.

    Enfim, é a forma que ela tem de nos proteger
    de forma a nos conservarmos lúcidos.

    Boa teoria, não é?!!!

    Bom domingo

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  16. A nossa memória é tão caprichosa que também nos recorda o que queremos esquecer!

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Talvez seja um quadro bem pequenino e nas passagens pelo Prado estivesse uma montanha de turistas a ocultá-lo, aí não chegando a vê-lo, completamente natural não o recordar :)

    ResponderEliminar