Já sei o nome da Aldeia que começa por um G e acaba em E e também o nome da Cidade capital do Distrito a que pertence. O do Rio, penso que tem o nome da Aldeia, mas o pior é que segundo dizem os habitantes, agora - resta saber quando foi 'esse agora', parece uma estrada coberta de pá, já que o rio secou. Não sei quando por aí passaste, quiçá, numa ida pelos caminhos que levam a Santiago de Compostela, a verdade é que na tua foto não falta água... Que dizes? Acertei? :)
Quando encontrei a resposta, até me parecia estar a pesquisar num país “estrangeiro”, não fosse a capital do distrito. Tanto quanto me lembro, nunca tinha ouvido falar no nome da aldeia nem o nome do rio. Até parecem nomes espanhóis. )))
Não encontrei o teu email. Quanto à aldeia, começa por G, como diz a Janita. Nem 1000 habitantes tem. : ) Quanto ao rio que passa debaixo dessa ponte velha, não encontrei a origem do seu nome e fiquei bastante curiosa.
Falas em dois nomes para o mesmo rio, mas numa segunda pesquisa vi que junto à Aldeia até há uma confluência de outros rios. Vou enviar-te por mail um link interessantíssimo sobre os rios. Se quiseres na reedição até o podes usar, já que existem locais em Portugal que a maioria dos portugueses desconhece. Tudo isto é novo para mim... :)
Tamvém gostei de ver o entusiamo da Catarina. :) Beijos para ambas.
Já enviei.... Esqueci-me foi de referir que no vídeo até se ouvem o coaxar das rãs. ;) Que lugar calmo e tranquilo aquele. Mas, de facto, o caudal do rio é muito inferior ao que se vê na tua foto. Me voy...
Conheço esta aldeia há muitos anos e para mim o rio só tinha um nome, entretanto fiz um pesquisa por causa do enigma e surgiram-me dois nomes, embora consequência da dita confluência que referes. Estamos sempre a aprender. O teu entusiasmo e da Catarina mostra a vossa amizade.
Eu a morrer de cansaço, entro aqui sem entusiasmo. Assim de repente, pensei que fosse Amarante. Já percebi que não é, porque começa em “G”. Amanhã é um novo dia — agora vou dormir 😴
Bom dia a Todos! : ) Achei tanta graça ao 'subtil prognóstico' da nossa amiga Teresa, pela escolha da pista que deixou, que fui logo conferir. Realmente, o nome dessa Aldeia também começa por um G e termina em E, só que os números do código postal da 'tua' Aldeia, Leo, têm um número ligeiramente acima.
( Espero que me desculpes por eu ser tão abelhuda, Rosa dos Ventos. :) Um abraço e até mais logo, pois vim só ver em que ponto ia o Enigma.
Também já localizei a aldeia que começa por G e até o rio que começa por M. Creio que há ainda outro rio que começa por O e parece ter sido esse que deu origem à construção da ponte romana.
Mas olha que a Mª João tem razão sim, Leo! A Ponte Velha remonta ao tempo dos romanos. A sua estrutura original é que foi sendo alterada ao longo dos séculos, sobretudo durante a Idade Média em que tanto a base quanto os arcos foram sofrendo reformas estruturais. Agora, o meu espanto é que nunca vi um rio com tantos nomes. O tal que começa em M, como refere a nossa Sonestista deve ser o principal...Ainda dizem que nisto de Enigmas e Desafios é só pra passar o tempo. Com este teu já aprendi imenso... A partir de agora é que não abro mais o bico...Prometo! : )
Ora bolas, rios com G. só conheço o Gilão e o Guadiana. Mas bem me parece pelo casario que não é nenhum deles! O lugar é lindo. Aguardam-se novos desenvolvimentos. Um ano Feliz para a promotora do desafio e anexos comentadores.
Não tenho estado em casa, portanto, sem tempo para investigar. Queria ir dormir, mas de repente, lembrei de Gi – uma das aldeias mais bonitas da terra da minha mãe.
Lamento muito mas , cansada de estar sozinha, vim passar a semana a Lisboa, por isso só confirmarei o entusiasmo que por aqui anda, quando voltar. É que não trouxe o computador.
Acho que já sei e já deveria ter sabido antes porque o meu pai nasceu perto, na então aldeia, depois Vila de Argoselo, perto de Vimioso, e creio tê-lo ouvido falar de G.....e, se calhar o meu pai passou por lá muitas vezes, eu é que não me lembro se já lá estive alguma vez ou não... um beijinho e gostei deste desafio (se estiver certa) e quero mais :)
Já sei o nome da Aldeia que começa por um G e acaba em E e também o nome da Cidade capital do Distrito a que pertence.
ResponderEliminarO do Rio, penso que tem o nome da Aldeia, mas o pior é que segundo dizem os habitantes, agora - resta saber quando foi 'esse agora', parece uma estrada coberta de pá, já que o rio secou.
Não sei quando por aí passaste, quiçá, numa ida pelos caminhos que levam a Santiago de Compostela, a verdade é que na tua foto não falta água...
Que dizes? Acertei? :)
Abraço.
Epá, não é pá... é pó, mesmo não sendo nome do rio italiano: o rio Pó! 😁
EliminarPassei há pouco tempo e tinha água, almocei quase ao lado.
EliminarNunca fui a Santiago a pé, quando muito vou a Fátima! :))
Abraço
Parece-me que aqui há muitas pistas, mas mesmo assim ainda não sei onde será...
EliminarEu sei, eu sei!!!
ResponderEliminarVou enviar a resposta para o teu email se o encontrar.
Quando encontrei a resposta, até me parecia estar a pesquisar num país “estrangeiro”, não fosse a capital do distrito.
ResponderEliminarTanto quanto me lembro, nunca tinha ouvido falar no nome da aldeia nem o nome do rio. Até parecem nomes espanhóis. )))
Uma pista, parece nome espanhol
EliminarNão encontrei o teu email.
ResponderEliminarQuanto à aldeia, começa por G, como diz a Janita. Nem 1000 habitantes tem. : )
Quanto ao rio que passa debaixo dessa ponte velha, não encontrei a origem do seu nome e fiquei bastante curiosa.
Mas que entusiasmo Catarina.
ResponderEliminarMuito bem!
O rio até tem dois nomes.
Abraço
Falas em dois nomes para o mesmo rio, mas numa segunda pesquisa vi que junto à Aldeia até há uma confluência de outros rios. Vou enviar-te por mail um link interessantíssimo sobre os rios. Se quiseres na reedição até o podes usar, já que existem locais em Portugal que a maioria dos portugueses desconhece.
ResponderEliminarTudo isto é novo para mim... :)
Tamvém gostei de ver o entusiamo da Catarina. :)
Beijos para ambas.
Já enviei.... Esqueci-me foi de referir que no vídeo até se ouvem o coaxar das rãs. ;) Que lugar calmo e tranquilo aquele. Mas, de facto, o caudal do rio é muito inferior ao que se vê na tua foto.
EliminarMe voy...
Conheço esta aldeia há muitos anos e para mim o rio só tinha um nome, entretanto fiz um pesquisa por causa do enigma e surgiram-me dois nomes, embora consequência da dita confluência que referes.
ResponderEliminarEstamos sempre a aprender.
O teu entusiasmo e da Catarina mostra a vossa amizade.
Abraço
Eu a morrer de cansaço, entro aqui sem entusiasmo.
ResponderEliminarAssim de repente, pensei que fosse Amarante.
Já percebi que não é, porque começa em “G”.
Amanhã é um novo dia — agora vou dormir 😴
Cá te espero! :))
EliminarAbraço
Antes de morrer de cansaço deixo aqui o código postal 4990-650 da aldeia do meu prognóstico.
ResponderEliminarNão é, querida Teresa!
EliminarAbraço descansado
Bom dia a Todos! : )
EliminarAchei tanta graça ao 'subtil prognóstico' da nossa amiga Teresa, pela escolha da pista que deixou, que fui logo conferir.
Realmente, o nome dessa Aldeia também começa por um G e termina em E, só que os números do código postal da 'tua' Aldeia, Leo, têm um número ligeiramente acima.
( Espero que me desculpes por eu ser tão abelhuda, Rosa dos Ventos. :)
Um abraço e até mais logo, pois vim só ver em que ponto ia o Enigma.
Vai animado, embora com poucos concorrentes! :))
EliminarAbraço
Não sei... nem imaginava que no paraíso houvesse aldeias e rios assim
ResponderEliminarAbraço
É o que se pode chamar um Reino Encantado.
EliminarAbraço
Será uma pista?
EliminarTambém já localizei a aldeia que começa por G e até o rio que começa por M. Creio que há ainda outro rio que começa por O e parece ter sido esse que deu origem à construção da ponte romana.
ResponderEliminarAbraço, Rosa dos Ventos!
Fiz pesquisa dobre a ponte velha mas não sei se é romana.
EliminarGostei de ter esta nova concorrente!
Abraço
Mas olha que a Mª João tem razão sim, Leo! A Ponte Velha remonta ao tempo dos romanos. A sua estrutura original é que foi sendo alterada ao longo dos séculos, sobretudo durante a Idade Média em que tanto a base quanto os arcos foram sofrendo reformas estruturais.
EliminarAgora, o meu espanto é que nunca vi um rio com tantos nomes. O tal que começa em M, como refere a nossa Sonestista deve ser o principal...Ainda dizem que nisto de Enigmas e Desafios é só pra passar o tempo. Com este teu já aprendi imenso...
A partir de agora é que não abro mais o bico...Prometo! : )
Abraços
Não sei... mas a paisagem é muito bela!
ResponderEliminarVou seguir a publicação para saber a resposta.
Ora bolas, rios com G. só conheço o Gilão e o Guadiana. Mas bem me parece pelo casario que não é nenhum deles! O lugar é lindo. Aguardam-se novos desenvolvimentos. Um ano Feliz para a promotora do desafio e anexos comentadores.
ResponderEliminarNão é o rio que começa por G, é a aldeia...
EliminarAbr
Era eu, a bettips, de passagem.
ResponderEliminarAcho que consegui, seguindo as dicas da Janita.
ResponderEliminarFui pela ponte romana (?)
O distrito começa por B... (?)
Um abraço
Olinda
O rio que atravessa G... começa com a letra M...
ResponderEliminarIsto é, seguindo as premissas anteriores.
Abç
O ambiente aqui dentro é de grande entusiasmo, e pelos vistos há no grupo grandes conhecedores de geografia de Portugal.
ResponderEliminarFico a aguardar a solução...
Não tenho estado em casa, portanto, sem tempo para investigar.
ResponderEliminarQueria ir dormir, mas de repente, lembrei de Gi – uma das aldeias mais bonitas da terra da minha mãe.
Boa noite 😴
Não li os comentários, estou demasiado cansada.
EliminarVolto mais tarde.
Lamento muito mas , cansada de estar sozinha, vim passar a semana a Lisboa, por isso só confirmarei o entusiasmo que por aqui anda, quando voltar.
ResponderEliminarÉ que não trouxe o computador.
Abraço
Para já, no idea...:( vamos lá ver se há pistas nos comentários que antecedem :)
ResponderEliminarPara já parece-me que isto é uma data de letras, G.M.B
ResponderEliminarE se entretanto na minha pesquisa não chegar a lado nenhum, quero copiar pela Janita!
Acho que já sei e já deveria ter sabido antes porque o meu pai nasceu perto, na então aldeia, depois Vila de Argoselo, perto de Vimioso, e creio tê-lo ouvido falar de G.....e, se calhar o meu pai passou por lá muitas vezes, eu é que não me lembro se já lá estive alguma vez ou não...
ResponderEliminarum beijinho e gostei deste desafio (se estiver certa) e quero mais :)
Querida Gábi
EliminarA Janita e a Catarina sabem tudo! :))
Abraço solidário
hahahah
EliminarE há uma pista num dos meus comentários que ninguém provavelmente reparou. No terceiro comentário. : )
Pois é!
EliminarQuem quiser adivinhar siga as pistas/ dicas da Catarina e da Janita e de outras!
Abraço