terça-feira, agosto 10, 2021

Migrantes


Lydia, uma jovem mãe mexicana  de Acapulco, foge desesperada com o seu filho Luca de 8 anos, depois de toda a família ter sido massacrada por um cartel de narcotraficantes ( não sei se será uma redundância ).

A narrativa desenrola-se praticamente toda à volta dessa fuga dramática, rumo ao Norte, aprendendo a subir e a descer da "Besta", assim denominados os comboios de mercadorias, viajando nos tejadilhos.

Encontra amigos, inimigos, é roubada, duas adolescentes das Honduras, suas mestras nestas andanças, são violadas, assiste à morte de companheiros e vai resistindo na esperança de salvar o filho, com o cartel no seu encalce.

Depois de uma travessia dolorosa do deserto com alguns companheiros e o melhor passador da zona chega aos EUA onde irá iniciar uma vida bem diferente da que tinha, casada com um jornalista, dona de uma livraria e cidadã com plenos direitos.

Ilegal, corre sérios riscos de ser deportada como tantos outros.


Num mundo assolado pelas migrações, com milhares de mortos no Mediterrâneo e pelo caminho, fiquei impressionada com este relato que individualiza fugitivos da América Latina e me fez ver que em cada migrante há uma história de vida bem sofrida.


16 comentários:

  1. Uma história demasiado dramática para leitura de verão. Actualmente, prefiro leituras leves 📖

    Continuação de semana literária 📚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o livro de Setembro do Clube de Leitura.
      As estações do ano não influenciam as minhas leituras. :)

      Abraço

      Eliminar
  2. A travessia entre o México e os EU está cheia de estórias escabrosas, horríveis. Mais de 10 mil pessoas morreram nos últimos 30 anos.
    Embora não tenha querido, nestes últimos dois anos, ler livros que sejam deprimentes, acabei de requisitar este livro e já o tenho no meu tablet no formato ebook. Fiquei na lista de espera para o livro áudio.
    Estive a ler artigos sobre a autora e o livro. Parece que há/houve uma grande polémica quando do seu lançamento. Não sei quem tem razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural que tenha havido polémica porque a narrativa é bem dura para com as autoridades que deviam proteger as populações de tanto crime mas a autora diz que se documentou muito bem.
      Eu li-o com bastante interesse por um tema que está a anos de luz da minha vivência.

      Abraço

      Eliminar
  3. Quem deixa a sua terra para procurar futuro melhor noutra sofre sempre, salvo as excepções sempre existentes e das quais conheci uma recentemente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém deixa a sua terra se está bem e não corre perigo!

      Abraço

      Eliminar
    2. NÃO concordo, Leo.
      Eu deixei a minha terra onde estava mesmo muito bem e não corria perigo.

      Eliminar
    3. Eu sou a TERESA PALMIRA HOFFBAUER

      Eliminar
  4. Imagino que seja um livro com uma narrativa "pesada", mas muito comovente de ler. A verdade é que existem, mesmo atualmente, tantas estórias análogas de puro sofrimento na procura de uma vida melhor.
    .
    Feliz semana. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma narrativa muito dramática mas que se lê com muito interesse.

      Abraço

      Eliminar
  5. O sonho americano que levou ( e leva) tantos mexicanos a sofrer as penas do inferno, ao tentar alcançar esse sonho.
    Os que conseguiam/conseguem, acabam por sentir na pele que o sonho era, afinal, uma outra forma de pesadelo.
    Gosto destas leituras, que embora cheias de peso dramático, retratam a realidade sem filtros.

    Ultimamente, não sei o que se passa comigo. Entrei num estado de adormecimento e letargia tais que, leio umas páginas e sem saber como, tenho de reler tudo pois não interiorizei nada daquilo que li.


    Um abraço, Leo.
    Obrigada pela partilha das tuas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li este livro com imenso interesse talvez por ser uma realidade que só conhecemos por breves relatos e imagens na televisão.

      Abraço

      Eliminar
  6. O Mundo enlouqueceu...
    digo eu
    e tu dás prova disso

    Abraço amigo

    ResponderEliminar

  7. Uma leitura muito dura!
    Este tipo de temas mexem muito comigo...

    Beijinhos Leo, tudo de bom
    🌸🤗

    ResponderEliminar
  8. Comigo também mexe mas tenho uma dura carapaça!

    Abraço

    ResponderEliminar