segunda-feira, fevereiro 24, 2025

Adolescentes

Era um miúdo simpático, risonho, falador, amigo de fazer piadas e de brincar com o irmão. Agora está sorumbático, calado, cabisbaixo "como quem mói um sentimento", refugia-se no quarto logo que chega do ATL, ao jantar quase que mergulha o nariz no prato, nunca opina sobre a ementa. Mantém o gosto de brincar com o irmão às vezes com provocações, à beira dos 14 anos está irreconhecível. Dos meus filhos só me lembro de dormirem as manhãs na cama, ao fim de semana, quando tinham essa idade. Por aqui não andam leitores com filhos ou netos adolescentes mas têm lembranças desses tempos?

5 comentários:

  1. “Os jovens costumam usar uma peruca no espírito, mas com seu próprio cabelo.”
    Citação de: Hugo von Hofmannsthal

    A adolescência dos meus filhos foi sem problemas.
    Com os pés no chão e sem revoltas.

    Aceita o momento de reflexão do teu neto.
    Adolescentes são o nosso futuro.

    Abraço da mãe do família que gostava de mais espirito de aventura nos meus descendentes.

    ResponderEliminar
  2. A adolescência é um período difícil tanto para quem a vive como para a família. No entanto, tenta saber se alguma coisa está acontecendo de desagradável para ele fora do círculo familiar e amizades...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Tenho estado a pensar como os meus filhos reagiram quando chegaram à adolescência... A única coisa que me vem à mente é que queriam uma maior independência quanto a saídas que lhes foi concedia muito gradualmente. E não foi assim há tanto tempo, visto que ambos ainda estão nos seus 30s.
    Muitos tornam-se introvertidos, sentem uma maior pressão social na escola, e esta é uma forma de gerir, digamos assim, as exigências sociais desta fase.
    No entanto, e como bem sabes, será melhor “averiguar” o que se está exatamente a passar com o adolescente.

    ResponderEliminar
  4. Chamam-lhe "A idade do armário", pelo que vivi com o meu, e vi outros, será. Comprei livros, na altura, para me ajudar a perceber e a lidar. Um deles chama-se algo com "...A lagosta", ou seja, mudar a pele... Sempre tentando falar, se algo há de mais grave, uma vigilância muito discreta. Muito discreta, mesmo. Cada um é diferentes. Abçs Bettips

    ResponderEliminar
  5. A adolescência deve ser tratada com pinças. Não há duas pessoas iguais. Logo, o modo de vida não pode ser igual.
    Por cá, adolescências sem precalços.
    Abraço

    ResponderEliminar