sexta-feira, julho 08, 2022

António Lobo Antunes

Sou uma amante de crónicas em geral e das de Antóno Lobo Antunes em particular. Só não percebo como tenho tanta dificuladade em ler os seus romances. Ando há meses com " Até Que As as Pedras Se Tornem mais Leves Que a Água" e só a minha teimosia em levá-lo até ao fim ainda não me fez desistir. Tenho a sensação que o autor escreveu pelo menos três narrativas,cortou-as, colou-as e publicou um romance onde se misturam os horrores da guerra colonial com a matança do porco na aldeia, com uma irmã muito estranha e uma mãe com cancro.

22 comentários:

  1. A leitura dos romances de António Lobo Antunes é proveitosa, quando feita devagarinho e com grande concentração. É um padrão de valor único na Literatura Portuguesa actual. Espero que o nosso amigo Rogério não leia que, eu embora admire a obra literária de um José Saramago, queria o Prémio Nobel para o ANTÓNIO LOBO ANTUNES.

    Com este tipo de caixa de comentários, continuo anónima.
    Teresa Palmira HOFFBAUER 💙

    ResponderEliminar
  2. O António Lobo Antunes também tem essa pedra no sapato.
    Leio sem qualquer problema , Saramago mas Lobo Antunes não é fácil para mim embora lhe veja a qualidade na arquitectura narrativa.
    Tenho que experimentar outro livro dele.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele queria o Prémio Nobel para dar uma alegria ao pai.
      Após a morte do pai, a pedra saiu-lhe do sapato.
      „Os Cus de Judas“ foi o meu primeiro livro 📕
      Mais tarde comprei a tradução alemã.
      Saudações da margens do rio Reno 💙

      Eliminar
  3. Lobo Antunes não é, nunca foi, de fácil leitura.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Os livros de António Lobo Antunes são de uma leitura complicada
    .
    Felicitações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Deixei um comentario ha pouco. Talvez no Spam?

    ResponderEliminar
  6. Há muito que não sinto apetência para ler ALA.
    Aliás, não traga disposição para obras em que tenha de me esforçar para entender. Prefiro algo que me prenda de imediato a atenção. Também gosto de ler Crónicas, se forem sobre temas cativantes, senão... não!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. RV, certamente conhece os “Direitos do Leitor”. Entre outros está lá o direito de não ler um livro até ao fim, ou seja, desistir de o ler a qualquer momento! Dalma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo tendo esse direito, sou incapaz de não ter um livro até ao fim, tenho sempre a esperança que, mais tarde ou mais cedo, o livro escolhido me surpreenda 📖

      Desculpa a intromissão, querida Leo!!
      Teresa Palmira Hoffbauer 💙

      Eliminar
    2. Eu disse anteriormente que queria levá-lo até ao fim.
      Só faltam 120 págs.

      Abraço

      Eliminar
  8. Os primeiros livros de Lobo Antunes são de agradável leitura. Os outros são complicados. Li numa entrevista dele que a sua escrita só seria compreendida daí a 50 anos. Entretanto já se
    passaram alguns.
    Há um livro editado pelas filhas, com o
    conteúdo das cartas que escrevera à mulher durante a guerra,
    que é apaixonante. Há lá uma carta de que publiquei um excerto
    "no Xaile de Seda", que eu considero a mais bela declaração de
    amor que já alguma vez li.
    Bom fim de semana.
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que quando conheço histórias pessoais ligo a pessoa ao autor e fico desiludida.
      Eu sei que a vida muda mas ele tem mudado muito.

      Abraço

      Eliminar
  9. Tentei um vez. Desisti. Hei de voltar a tentar. :)

    ResponderEliminar
  10. Dizia eu que o primeiro livro que li deste autor foi “Os Cus de Judas” que detestei. Embirrei com as metáforas que usou naquele livro. Descabidas – na minha opinião – cruas, inconvenientes...
    Como já foi numa altura em que considerava o meu tempo demasiado precioso para continuar a ler o que não estava a gostar, desisti.
    Creio que também nunca li uma das suas crónicas.

    ResponderEliminar
  11. Das crónicas até gosto, mas recuso-me a ler uma palavra que seja dessa criatura, com quem tive o enorme desprazer de me encontrar duas vezes.

    Boa semana e um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho-o snob mas nunca me encontrei com ele.

      Abraço

      Eliminar
  12. Então, Rosa, isso tem estado mau com os incêndios!!!

    ResponderEliminar
  13. Passei uns dias em Lisboa em apoio familiar.
    Ontem à noite quando cheguei tinha abrandado e acabei de ver no Facebook que o possível incendiário foi detido.
    Pelos vistos em 2013 já tinha sido detido pela mesma razão.
    Não entendo como estes indivíduos não ficam bem vigiados.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Gostei das crónicas que li dele. Ainda não li nenhum dos seus livros, só comecei a ler um Memória de Elefante enquanto esperava na fila pelo seu autógrafo, numa Feira do Livro - pareceu-me que ele era timido ou não tinha facilidade em interagir com os estranhos da fila

    ResponderEliminar