sexta-feira, julho 02, 2021

Clube de Leitura


 Este foi o último livro em análise no meu Clube de Leitura.

O seu autor é um jovem nascido em Salvador, Bahia, geógrafo de formação e doutor em Estudos  Étnicos  Africanos, com pesquisa na formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro.

É um romance e ao mesmo tempo um documento histórico sobre a pseudo libertação dos negros que, após esse decreto, passaram a vaguear de fazenda em fazenda em busca de trabalho que não era remunerado e nem tinham direito a construir casa de alvenaria .

Nesse trabalho de sol a sol, de domingo a domingo passariam a trabalhar os filhos de tenra idade e as mulheres.

A condição feminina está bem patente no seu sofrimento mas também numa galeria de mulheres fortes, insubmissas, capazes de enfrentar todas as adversidades.

A magia, a feitiçaria, o encantatório como forma de cultura e de sobrevivência são a única alegria nestas comunidades exploradas até à medula.

Finalmente chega a hora do despertar do direito à verdadeira liberdade com a devida posse da terra, terra essa que faz parte do corpo de cada trabalhador negro.


12 comentários:

  1. Todas as sínteses literárias que fazes, me deixam uma enorme vontade de ir a correr, para a Livraria mais próxima...tal é a tua capacidade para nos despertares a curiosidade e a atenção.
    Gosto muito de histórias do tempo em que o povo negro foi alforriado e teve de enfrentar uma luta tão, ou mais, feroz do que a submissão da anterior subserviência.

    Muito eu gostaria de encontrar o livro que li há muitos anos: "Mandingo", para o reler e renovar todas as emoções sentida, então.
    Este falava sobre a escravatura nos EUA e de como os homens mais fortes daquela etnia - e eles chamavam raça, como se se tratasse de gado - eram postos ao serviço da reprodução.

    Há que não deixar morrer o sacrifício e a luta destes seres humanos que, infelizmente, ainda hoje lutam pelo seus direitos.

    Desculpa a extensão do comentário e, especialmente, o desvio que fiz ao teu postal.

    Um abraço, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Janita
      Gostaria de ter dito mais mas não gosto de me alongar para nao cansar.
      Acrescento que do ponto de vista vocabular introduz-nos na fauna, flora e até objectos totalmente desconhecidos de nós, portugueses.
      Uma delícia dolorosa!

      Abraço

      Eliminar
  2. Pela resenha, acredito que seja um livro com uma narrativa muito bela de ler.
    .
    Bom fim de semana … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Parece um livro de muito interesse, embora, neste momento, não seja um tema sobre o qual vá ler.
    Ontem, por coincidência, acabei de ler dois livros e hoje vou começar mais dois, sendo um deles o novo livro do neurocirurgião americano Sanjay Gupta: “Keep Sharp: Build a Better Brain”.
    Li a tradução do título como: “Mantenha-se Afiado: Como construir um cérebro melhor em qualquer idade”.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler é uma boa maneira de termos o cérebro bem atinado! 🤣

      Abraço

      Eliminar
    2. Se o meu cérebro não continuar a ser atinado, não será por falta de leitura. : ))
      Algumas das minhas amigas jogam Scrabble ou Sudoku todos os dias. Ontem, a minha amiga das caminhadas disse-me que para além do Scrabble começou a dedicar-se à pintura por números. Escolheu uma pintura de Van Gogh. Creio que também vou experimentar... como um desafio à minha paciência e dedicação e persistência. : )

      Eliminar
    3. Essa da pintura por números parece-me interessante, vou ver se encontro.
      Eu tenho pintado desenhos complicados mas sou eu a escolher as cores e nem sempre ficam famosos. 🤣

      Abraço

      Eliminar
  4. Deve ser muito interessante.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Devagarinho muito devagarinho vou regressar com a energia de sempre.

    Estou a acabar de ler "A Visita da VeLha Senhora" de Friedrich Dürrenmatt para o próximo encontro do "Circulo Literário". Foi um dos primeiros livros que li na aula de alemão.

    TERESA PALMIRA HOFFBAUER

    ResponderEliminar