terça-feira, abril 12, 2011

Pelo Planalto de S. Mamede

O Planalto de S. Mamede insere-se no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. A informação fica para os meus visitantes que vivem longe e ou desconhecem este Parque.


Um lauto almoço foi-nos oferecido neste local, por um amigo proprietário do moinho localizado à esquerda.

 Para fazermos convenientemente a digestão, embrenhámo-nos neste carreiro à descoberta das maravilhas da serra.
O mato exalava um odor cheio de misturas...


Campainhas já bem abertas...


 Madressilva, pezinhos de Nossa Senhora ou chucha-méis...que em criança eu chupava, deliciada...


Tojo "maninho" por não picar...

E finalmente um merecido descanso à sombra desta azinheira!

Nota: Por aselhice minha apaguei duas imagens que mostravam bem a variedade da fauna e da flora deste Planalto - a de uma sardanisca, de um caracol e de alecrim aos molhos!

22 comentários:

  1. Lindo passeio. Sorte do seu amigo ter um moinho num local tão aprasível! :) Bonitas fotos... fiquei com vontade de lá ir e descansar à sombra dessa azinheira... :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Rosa, que belo passeio campestre e muito bem retratado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rosa
    Conheço a Serra mas faz tempo que não vou lá, sabes eu quando garota também chupava daquelas coisas e os toijos que não picam eram apanhados para aquecer o forno para cozer a broa, também serviam para chamuscar o pelo dos porcos na matança. Belo post adorei.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Colorido, o que nos mostras e nos (d)escreves.

    Em ambos, uma só e única constante: O Amor pela natureza!

    ;)

    ResponderEliminar
  5. Que lindas imagens!

    Falta muito para eu poder viajar como tu, Rosinha?:)
    bji

    ResponderEliminar
  6. Também passeei
    Com odores
    Flores
    e sobras do caminho
    faltou-me
    o almoçinho

    :))

    ResponderEliminar
  7. Que bonito! Fez-me bem ver estas imagens porque hoje só andei pela cidade.

    ResponderEliminar
  8. Belo passeio e belas fotos. E ainda bem que não te puseste a perguntar onde era e onde ficava e sei lá o que mais...

    ResponderEliminar
  9. Pois é...
    Agora quero ver as restantes fotos, não queria mostrar não falava...
    ( não sei a localização esata, no entanto fica na minha mala de opções, para um dia destes, agora com o tempo estável ninguem me segura.)

    ResponderEliminar
  10. Bonito passeio... fiquei com vontade de conhecer! :)

    ResponderEliminar
  11. Belíssima reportagem de um roteiro fantástico.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Em tempos também tive um moinho. Como já não o tenho, fico-me pelos passeios. Este fim de semana andei por aí muito perto.

    ResponderEliminar
  13. Bonito passeio fiz também eu, através destas imagens! Mesmo sem o almoço e os perfumes campestres, valeu a pena vir aqui bisbilhotar!
    Aprendi 2 nomes de ervas que nunca tinha ouvido: pezinhos de Nossa Senhora e chucha-méis. Muito engraçados!

    Bons passeios!

    ResponderEliminar
  14. Belas fotos deste Portugal imperdível!

    ResponderEliminar
  15. Belas fotos que ilustram o magnífico passeio e fazem crescer água na boca ,considerando também o lauto almoço...
    Quanto à madressilva ou chucha-mel,também por mim passou e experiência de chupar o néctar doce das flores,coisas que alimentavam o gosto de viver,sem eu desse conta.
    Falando da azinheira,deste-me a ideia de trensplantar uma para o quintal para eu ficar sentada à sua sombra,com certas certezas de que será por muiiiito tempo sem que nada de agradável aconteça a não ser a sombra da azinheira.Abraço Kinkas

    ResponderEliminar
  16. Que passeio maravilhoso!

    ResponderEliminar
  17. Lindo parque e, realmente, não conhecia.

    E tive sorte em ver as fotos, o meu computador deve estar quase a apagar-se :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Como estou saudosa de calcorrear esses caminhos sempre tão perto de nós! Aqui nestas terras para vermos o “campo” temos que no mínimo andar 100 km para encontrar um sitio que seja verdadeiramente “wild”! Mas está quase, quase…
    Dalma

    ResponderEliminar
  19. os encantos da natureza bem visivéis!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Onde tenho eu andado que já perdi três dos teus posts?! Inadmissível!
    Este é um passeio que eu gostaria de ter feito. Lindo, lindo! As imagens são tão perfeitos que consigo imaginar entrar por elas adentro. Abraço.

    ResponderEliminar
  21. Tão bela e inesgotável que é a "nossa" serra, Rosa!
    Obrigada pela reportagem:))

    ResponderEliminar
  22. Bonitas e boas fotografias.
    Gostei
    Cuida da luz e da sensibilidade do filme.

    Abraços

    ResponderEliminar