terça-feira, novembro 23, 2010

Esclarecimento do enigma

Como iria ficar muito alongado se fizesse um esclarecimento em forma de comentário, optei por um novo post.
Informo mais uma vez que foi a minha amiga Kinkas que me sugeriu o enigma.
Posto isto tenho a dizer que:
O primeiro visitante, AC, foi o máximo, acertou logo na "mouche".
O Rui da Fonte, amante de enigmas, deixou pistas bem visíveis e por mail, costumo usar este recurso com ele quando sou das suas primeiras visitantes e tenho a certeza da resposta, apontou o nome do autor e do conto.
A Isa GT, também habituada a estas "cenas", deixou um ambíguo pp. e a f., sugerindo o nome do conto.
A Goiaba disse que sabia mas não deixou qualquer indício...
A Catarina e a Carol, como era mais do que natural, apontaram para Sophia de Mello.
De facto, as semelhanças de estilo neste pequeno extracto são notórias e induziam em erro...
E agora vamos à solução final, passe a redundância, embora haja soluções provisórias que não vêm ao caso.
O seu autor é Máximo Gorki, pseudónimo de Aleksei Maksmivich Peshokov, e o conto de onde foi retirado o extracto intitula-se "O Jovem Pastor e a Fadazinha".
Este conto e ainda outros dois "O Avô Arkhip e Lionka" e "Na salina" foram editados pela Quasi e distribuídos gratuitamente com um jornal diário num pequeno volume com o título "Três Contos".
Confesso que, tendo embora uma volumosa colecção de 11 tomos da obra de Máximo Gorki, do tomo V que contém 23 dos seus contos não consta esta triologia. Creio que foram publicados por volta de 1908.
Agradeço à Kinkas a sugestão do passatempo e se algum leitor quiser acrescentar algo ou corrigir alguma falha é bem vindo.

17 comentários:

Catarina disse...

Rosa, adorei este “Desafio literário” e sugiro mais desafios num futuro próximo... É um desafio, é uma fonte de conhecimento e é divertido! : )

Justine disse...

Acho que não iria nunca adivinhar!
Mas acho esplêndida a ideia destes enigmas - queres continuar??? Mesmo que a gente faça figura de inculta:))

goiaba disse...

Li Máximo Gorki há muito tempo ( e comecei pelas peças de teatro) e não lembraria o extracto que transcreveu se não tivesse lido recentemente os tais contos. Não esqueci porque achei que tinha um título que não parecia do autor - sei lá porquê. Não sabia que Máximo Gorki é pseudónimo. Obrigada por estar sempre a aprender quando aqui venho.
A ideia é muito boa.
Abraço

Rui da Bica disse...

Sabes como eu gosto destas coisas ! ;))
Venham mais ! rsrs
.

Isa GT disse...

Eu pensava que era o pequeno pastor e a fada, mas, pelos vistos é jovem em vez de pequeno ;)

Bjos

Tite disse...

Oba!!!!

Não sabia de todo. Dele só li: Pequenos Burgueses, A Mãe e Três Vidas.

Com este enigma fiquei a saber muito mais sobre este autor.

Obrigada amiga

Rosa dos Ventos disse...

Isa GT
Deve ser uma questão de tradução...
Mas eu percebi que conhecias o conto e o seu autor, como é óbvio! :-))

carol disse...

Confesso a minha incultura mas de Gorki só conheço o gato da minha filha Marta que se chama Gorki...
Mas o enigma foi giro. Podes continuar... que eu não adivinho...

Rosa dos Ventos disse...

Qual incultura, qual quê?
Foi também o nome que me veio à ideia, só que vindo da Kinkas...
E disse-lhe "parece da Sophia mas não é, pois não?"
Eu não sabia! :-))

redonda disse...

Vou tentar encontrar o livro...:)

fj disse...

ahahah!!!
que pena, o mestre Google dava-me uma ajuda e zásssssss!!

http://omarpareceazeite.blogspot.com/2009/06/como-comeca-um-conto.html

bastava clicar aqui né?

:))

JPD disse...

Está desvendado.
Não conhecia.
Não chegaria lá!
Bjs

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Venham mais desaios deste género.

Lilá(s) disse...

Tenho andado mesmo ocupada e ausente! preciso de fériasssssssssssss
Bjs

mlu disse...

Não chegaria lá! Pensei também em Sophia mas percebi que não, pelos comentários. Muito giros, estes enigmas literários!
Venham mais!

Dina (sem login mas a própria) disse...

Cheguei tarde mas mesmo que tivesse chegado a tempo nunca lá chegaria.
Parabéns pela iniciativa.

redonda disse...

Consegui arranjar o livro :)
Encontram-se alguns à venda na Fnac.