"300" foi o filme que vi ontem na RTP1 e que me fez recordar este episódio da história da civilização grega que estudávamos no antigo 3º ano do liceu, agora 7º de escolaridade.
Conta-nos os preparativos da batalha das Termópilas, os vários confrontos entre Leónidas, rei de Esparta, os seus 300 soldados e cerca de 7.000 aliados de outras "polis" ou cidades-estado helénicas contra o poderoso e numeroso exército persa, comandado por Xerxes que se intitulava "rei dos reis".
Foi esta odisseia que Zack Snyder, como director e produtor, adaptou ao cinema a partir de uma B.D. americana de Frank Miller e que, por isso mesmo, tem um registo extremamente original, imbuído de vários estilos cinematográficos.
Apesar de ser uma batalha desigual quanto ao número de beligerantes, os valentes espartanos conseguiram dizimar milhares e milhares de persas, retardar o seu avanço em território grego, salvando Atenas, graças a uma ardilosa escolha, por parte de Leónidas, do local do confronto - o apertado desfiladeiro das Termópilas, na zona central da Grécia.
Quando Xerxes ameaçou o rei espartano e o seu pequeno exército, dizendo: "Minhas flechas serão tão numerosas que obscurecerão o sol!", este respondeu: "Tanto melhor, combateremos à sombra!", sendo acompanhado pelas gargalhadas dos seus soldados.
É preciso não esquecer que a batalha se travou em pleno Agosto.
Na hora do confronto final, Leónidas deu ordem de retirada a todos os não espartanos e preparou-se com os seus homens para combater até à morte.
Os espartanos só regressavam a Esparta como vencedores ou mortos em cima dos seus escudos.
E assim foi!
Entre a morte como homens livres ou a vida como escravos escolheram morrer.
Nota: Não sei se esta batalha se estuda agora mas se se estudar, "300" é um belíssimo documentário a ser visionado pelos alunos.
A imagem é da net, como é óbvio...
Dás-nos várias razões para vermos esse filme, alunos de escola ou alunos da vida, que nos ensina sempre algo(se quisermos aprender, claro)
ResponderEliminarBeijo
Tb vi esse filme que só confirmou o que n0s ensinaram sobre os espartanos. Gostei da cena das flechas que obscureceram o sol ...
ResponderEliminarÉ sempre bem vinda uma boa sugestão cinematográfica!
ResponderEliminar:)***
Em Agosto, combater à sombra é sempre uma boa opção! Lembrava-me da história das setas mas não da resposta.
ResponderEliminarObrigada pela sugestão!
Um abraço.
A Grécia Antiga é inesgotável em ensinamentos.
ResponderEliminarSaudações
A Madalena nasceu às 19h15 com 2,670kg. Parece uma bonequinha!
ResponderEliminarTambém estive a ver.
ResponderEliminarNão sei se é matéria para os alunos do 7º ano, mas pra o ano já vou saber, o meu Pedro está lá a chegar:)
Obrigada pela dica!
Beijinho*
Já o vi também.
ResponderEliminarMas não acredito que hoje se estude este episódio, pelo menos com tanta minúcia.
O que é uma pena, porque cada vez mais me convenço que, embora a História se repita ciclicamente, não está na natureza do Homem aprender com os erros do passado, teimando em cometê-los de novo...
Rosa,
ResponderEliminarPelo que percebo lá irás vencer mais uma BlogOlimpíada, desta feita a de História.
Este filme também eu vi e confirmei que... Guerras não é comigo, nem plasticamente as aprecio.
A mensagem é que foi rica mas ninguém aprende mesmo com os Heróis da História.