sábado, junho 01, 2019

A Caridade

Quando optei por este título, vieram-me logo à ideia as redacções que fazia na Primária com este tema.
As suas âncoras tinham que passar, obrigatoriamente, pela Rainha Santa Isabel e o Milagre das Rosas, perante um marido mais dado a outras actividades, digo eu agora, e ainda pelos pobrezinhos que nos batiam à porta e a quem devíamos dar sempre esmola.
Esta semana fui jantar com duas amigas e o tema da conversa foi, precisamente, a caridade.
A partir de exemplos conhecidos, lá fomos tecendo considerações sobre o assunto.
Desde a prática da caridade com a divulgação da mesma, à dedicação ao próximo por pura bondade, concluímos que, pelo menos por aquilo que conhecemos, estas atitudes têm a ver com uma espécie de contrato: eu dou bens alimentares, roupa dinheiro aos mais desfavorecidos e fico bem vista pela sociedade, por Deus e tenho o Céu garantido ou eu sou generosa com o próximo sem alardes mas, intimamente, pretendo sentir-me bem comigo, por várias razões.
Não chegámos aos "mecenas" que ganham no IRS com a sua dedicação a vários tipos de instituições.
Finda a discussão acabei por concluir, perante estes conceitos, que sou pouco ou nada caridosa!

17 comentários:

  1. Eu também não alinho nesta "caridade oficial", cheia de tios e tias, Rosa. :)

    ResponderEliminar
  2. Somos carinhosos quando ajudamos o próximo sem tirar uma selfie e quando vemos o próximo melhor com a nossa ajuda!! O resto... São pormenores!!

    ResponderEliminar
  3. Se amanhã mesmo, como por milagre, acabassem os processos de produzir pobrezinhos, que sentido faria a procura do Céu? Que serventia teria Marcelo e as Jonet deste Mundo?

    ResponderEliminar

  4. Olá, Rosa dos Ventos


    A Caridade é um tema bastante complexo, realmente.
    Fazer o bem sem olhar a quem, como diz o povo,
    parece dissociado do mundo de hoje.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  5. A palavra "Caridade" não faz parte do meu léxico.
    Aliás, considero-a uma palavras vexatória e humilhante.

    Destas três virtudes: «Fé, Esperança e Caridade», a última já devia ter sido abolida e substituída por "Fraternidade".
    Assim penso eu, como é evidente.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Acho que a Janita disse tudo é mt bem!

    ResponderEliminar
  7. Sempre associamos a 'caridade' como um ato de ajuda aos desprotegidos e biblicamente,é quase isso mesmo, um pouco mais além que isso é 'amar ao próximo como a sim mesmo'.
    É o ápice do amor. É doar-se voluntariamente a quem necessita mais.
    Tornar-se caridoso não é muito fácil,porque é uma virtude que já vem conosco intrinsecamente, um modo particular nao universal. Nem todos tem a virtude da caridade.E a palavra perdeu o sentido real,quando tentamos descobrir se somos ou nao somos caridosos.
    Bom te ver Rosa, me fez até falar mais que o meu costume rs
    Abraços e obrigada pela presenca nessa minha volta as origens.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Fico contente, Dalma. Obrigada!

    É que há alturas em que exprimo uma opinião, contra a corrente, ou contra a qual ninguém se expressou, e sinto que me cai o Carmo e a Trindade em cima. Não que isso me afecte, mas custa!

    :)

    ResponderEliminar
  9. Não crítico quem a pratica, mas eu não prático caridade..... Pergunto me sempre.... Se eu precisar de um prato de sopa ninguém mo dá... Bom fim de semana....

    ResponderEliminar
  10. Nunca me questionei sobre esse tema, mas procuro sempre ser solidária.

    ResponderEliminar
  11. Cá para mim, amiga, a caridade apenas serve para manter inalterável a pobreza generalizada. Se se criarem condições para dar trabalho e independência económica a todos, aí sim, estaremos a fazer a maior obra social que deve de facto ser feita. Mas isto sou eu que, como tu, também não sou nada caridosa, porque penso que não resolve absolutamente nada!

    ResponderEliminar
  12. Um amigo meu, escreveu um libro que teve bastante eco entre os meus alunos, "A Senhora lhe pague". Nele temos um bom exemplo daquilo que se pode conseguir com a palavra CARIDADE.
    Dependendo de quem, aqui estou sempre, mas não doutra maneira.
    Ia por casa, todos uns domingos, um velhote a pedir e todos os vizinhos lhe davam algo. Um bom dia íamos caminhando por uma rua duma povoação vizinha e aí estava ele no mirante a contemplar quem passa, mas numa casa melhor da que tínhamos e, quando nos viu, retirou-se a alta velocidade... acabou. Sim, não voltou a aparecer
    Uma boa semana

    ResponderEliminar

  13. Quanto à interessante questão que nos trazes para reflectirmos eu digo apenas isto e decerto me entenderás: «Não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita...»

    Estive a ler alguns comentários e apercebi-me que eu ia escrever algo parecido com o que a Lis escreveu.
    A palavra CARIDADE não tem culpa... o problema foi terem-lhe adulterado o sentido. Eu interpreto-a com o significado de "amor ao próximo". Nas leituras do meu casamento, o Padre que fez a celebração escolheu um texto da 1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios que falava sobre a caridade... essa de que a Lis nos fala.

    Beijinhos em reflexão
    (^^)

    ResponderEliminar
  14. MELHOR CASTELO DE CASO DE AMOR ONLINE PARA OBTER SUA EX LOVER,
    MARIDO, ESPOSA, AMIGA OU NOIVO DE VOLTA. ADICIONE-O NO WHATSAPP: +2349083639501
      -Email- blackmagicsolutions95@gmail.com
    Olá, meu nome é Darci Lyne, li um post-comment on-line de um jornalista de Los Angeles revela como ele curou permanentemente a ereção fraca e a ejaculação rápida 2 meses depois que sua esposa o deixou e ele também disse que o Dr. NOSA faz sua esposa retornar após 2 anos de separação. Eu entrei em contato com o mesmo Dr. NOSA por causa dos meus desafios na vida, eu tenho essas intenções poderosas que as coisas vão funcionar para mim, eu acreditava em testemunhos são provas da vida real. Percebi que seria bom compartilhar aqui, pois sei que isso inspirará os outros também. Tive a sorte de me deparar com o BLACK MAGIC SPELLS Caster contato pessoal -Email- blackmagicsolutions95@gmail.com
    Não tenho certeza se poderia ter feito isso sem ele. Eu teria desistido e acreditado que porque meu marido estava vendo outra pessoa e ele disse que estávamos prontos. Depois que o Dr. NOSA almoçou um feitiço de amor mágico, meu marido me ligou no celular e voltou para casa. Muito obrigado por trazer de volta o meu marido para casa depois de 3 anos de separação. Estamos eternamente endividados. hoje estou testificando com alegria e felicidade para o mundo ... também, você pode
    WhatsApp com ele - +2349083639501
    * Love Spells Win-Back Ex amante
    * Feitiço mágico de sucesso e promoção
    * amuleto da sorte - BUSINESS STAR
    * alas - GANCHO PROTETOR
    * resolução de maldição
     * Solução de problemas de divórcio?
      * uma solução para doenças e enfermidades do corpo
    * Quer um feitiço de amor para um novo amante?
    * limpeza espiritual
    * Magia da fertilidade - FRUTOS DE MULHERES
    * Solução de problemas sem crianças?

    ResponderEliminar
  15. Eu prefiro a solidariedade. O conceito de caridade passou, pelo menos para mim, para o espeço da «caridadezinha» - «Vamos brincar à caridadezinha/ Festa, canasta e boa comidinha...»

    Bisous

    ResponderEliminar
  16. Não entendi.
    Ser caridosa não é fazer algo a pensar em nós! Não é para ficar bem vista na sociedade.
    Existe de tudo mas em Portugal ainda não é uma coisa viciada como aqui no UK. Aqui é tudo falso, tudo pensado, regulado, interiorizado - mas ninguém ajuda um necessitado na rua. E são mais que as mães, estando a aumentar!

    Ajuda-se quando se sente vontade, quando apetece, quando dá... por uma emoção, por uma comoção, sei lá.

    ResponderEliminar