quinta-feira, agosto 29, 2013

Sete anos



Sete anos!
Faz hoje sete anos este meu humilde espaço!
Não tendo nada mais festivo para colocar aqui convido-vos a sentarem-se numa destas cadeiras e a imaginarem que eu estou na outra. O Tejo corre mansamente atrás de nós.
Estão confortáveis? 
Digam agora de vossa justiça, sou toda ouvidos!






(Foto tirada dentro da Torre Poente do Terreiro do Paço)

segunda-feira, agosto 26, 2013

Eleições autárquicas

Os canteiros da pracinha que fica ao lado do prédio onde vivo em Lisboa estavam num estado lastimoso até que, um dia de manhã, surgiu este cartaz!


Passados uns dias o cartaz desapareceu e apareceram funcionários da Câmara munidos de vassouras, pás, tesouras de poda, mangueiras, enfim todo um arsenal de limpeza e rega.
A partir daí não falham um dia numa azáfama de pasmar!


O efeito da rega já se nota.
Habemus relva!
Nada como umas eleições à porta!

sábado, agosto 24, 2013

Ils ont changé ma chanson...




Um amigo muito especial levou-me a recordar esta bela canção no facebook.
Aqui fica com o desejo de um bom fim de semana!

quarta-feira, agosto 21, 2013

Tolerância

Já sabem que tenho por hábito andar a ler vários livros ao mesmo tempo daí que, às vezes, demore a terminá-los!
Há alguns dias conclui a leitura de "Mazagran" de J. Rentes de Carvalho do qual já tinha aqui falado.
É um livro de crónicas e escolhi um extracto da última para reflectir convosco sobre a tolerância. No fundo para saber até que ponto se sentem próximos ou afastados do que aqui é escrito.

O autor escreve uma carta aberta a Deus e às tantas diz o seguinte:

"Aliás o que vos quero pedir não é caso de vida ou de morte e nem sequer tem urgência, pois de há muito conheço afeições sólidas, de saúde vou bem e o que ganho cobre o que gasto. Sonhos de poder ou de glória não tenho e o mundo ainda me maravilha, a ponto que com sincero encanto continuo a olhar por vezes uma flor, uma criança, ou paro a admirar a beleza duma paisagem. O meu medo é notar que com os anos me vou tornando razoável em excesso, quase doentiamente tolerante.
É disso que quero que me guardeis, Senhor. Dai-me raiva. Mantende viva em mim a capacidade de me enfurecer. Deixai que continue a chamar às coisas pelo nome, a criticar sem medo, a rir de mim próprio, e livrai-me até ao último momento das aceitações que crescem com a idade."

J. Rentes de Carvalho






terça-feira, agosto 20, 2013

Estou assim...

Sou guardadora de netos e de sonhos!
Os netos são meus.
Os sonhos não!

segunda-feira, agosto 19, 2013

Federico García Lorca .

Frederico Garcia Lorca foi assassinado pelas tropas franquistas a 19 de Agosto de 1936!
Para que continuemos a recordá-lo como um grande poeta e lutador pela liberdade, deixo-vos com um poema seu musicado por Vicente Monera.


quarta-feira, agosto 14, 2013

O vizinho do 6º andar

Alto, magro, nada espadaúdo, com barba de três dias, muito na moda agora, sempre de óculos escuros, independentemente da hora do dia, na casa dos cinquenta, encontro-o muitas vezes no elevador, na escada, na entrada do prédio, acompanhado pelos seus dois minúsculos e simpáticos cães.
Como gosto de animais, faço-lhes umas festas, converso com eles, não sem antes me dirigir ao dono com um sorridente "Bom dia" ou "Boa tarde"
Mas qual quê?! O único troco que recebo é um grunhido sem significado e umas trombas de assustar gente menos afoita do que eu.
Descobri que mora no 6º andar a partir da selecção do botão do elevador.
Penso que, ao olhar para o meu ar de provinciana, tem receio que, um dia destes, lhe toque à campainha para lhe pedir um ovo ou mesmo um raminho de salsa.
Só pode!

segunda-feira, agosto 12, 2013

É escusado...

Miguel Torga nasceu a 12 de Agosto de 1907!



sábado, agosto 10, 2013

Ocupação de tempos livres

É verdade que o calor também não ajuda mas o que é um facto é que cada vez estou com mais dificuldade em deixar este estado de pasmo, de adormecimento, de canseira...
Estou sempre a adiar nova postagem porque as palavras enrolam-se, enredam-se, as frases complicam-se e eu quero dizer muito em poucas palavras...o que não é fácil.
Em três semanas vi três filmes e uma exposição.
Aqui estão:




Este filme recorda-nos o pós-guerra no Japão e todas as investigações realizadas pelos americanos no sentido de saberem até que ponto o imperador esteve envolvido na decisão da entrada do país nos confrontos ao lado da Alemanha.
Os cenários de destruição são impressionantes!


Um filme fresco e escaldante, baseado num conto intitulado "As Avós".
Duas grandes amigas e os respectivos filhos envolvem-se numa relação onde parece haver como que a transferência de uma certa atracção lésbica consubstanciada no filho de cada uma.




O filme que está a despertar grande interesse em França e em Portugal e que, à custa de alguns clichés, de algum realismo, de alguma ternura, de um certo modo de ser português e francês, de uma linguagem que todos conhecemos bem e que ouvimos nas nossas ruas no mês de Agosto, nos faz rir mas também nos faz pensar - "trop bon, trop con" é a expressão repetida algumas vezes por Maria (Rita Blanco) quando descobre que o que pretendem é que ela e o marido continuem a ser "pau para toda a obra" e que não regressem a Portugal para usufruírem da herança que acabaram de receber.


Finalmente uma exposição a não perder na Gulbenkian - eu que costumo desleixar-me, deixar para o fim ou até perder algumas, desta vez marquei presença logo no dia 27 de Julho.


Alguns destes temas já foram desenvolvidos e muito bem noutros blogues que visito mas não podia deixar de os aflorar mesmo de uma forma tão ligeira e incompleta!

segunda-feira, agosto 05, 2013

A Nina anda em baixo...


Perdi o apetite, sinto-me triste e abatida!
A minha dona diz que é depressão provocada pelo facto de, em pouco tempo, ter ficado sem as minhas companheiras de brincadeira...e também de zaragatas ou não fôssemos nós gatas!
Quando vou à santa terrinha ainda animo um pouco, deito-me ao sol  no quintalito, trepo às árvores, visito os vizinhos que me fazem festas...mas aqui é esta pasmaceira, salvo quando aparece um miúdo que tem a mania de me puxar o rabo, por isso logo que ele chega vou meter-me debaixo da cama dos meus donos!

sexta-feira, agosto 02, 2013

Eu, o Povo




Recordo Zeca no dia do seu aniversário e desejo um bom fim de semana!