quinta-feira, abril 18, 2013

Castelo de Ourém

As efemérides às vezes dão jeito a quem, como eu, não tem nada de muito agradável para contar.
Assim, como hoje se comemora o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deixo-vos com algumas imagens do "meu" castelo também conhecido  como Paço dos Condes de Ourém! 


(imagem da net)


Uma das entradas da vila medieval...


o pelourinho...


Praça de Sta. Teresa de Ourém...



Um aspecto da Colegiada...

Escadaria com túnel de verdura ao lado da pousada...



Rua florida...



A entrada da Taberna do Castelo, um dos estabelecimentos ao serviço dos visitantes...

Nota: Já  conhecem a superficialidade das minhas postagens mas espero que as imagens vos despertem a vontade de visitar este castelo altaneiro.
A pousada é muito agradável e os crentes têm Fátima a dois passos...
O ideal para o próximo fim de semana!

34 comentários:

São disse...

Foi bom ver as fotos, porque só passei por Ourém e acho muita graça ao castelo...

Bom resto de dia.

Mariposa Colorida disse...

Não conheço Ourém, mas fiquei com vontade...

Carpe diem to me disse...

Adorei as fotos, especialmente a #2!

Um dia, passo por Ourém para conhecer o Castelo!

Beijinhos,

http://carpediemtome.blogspot.pt/

Vivi disse...

Só conheço de passagem. As fotografias são lindas.
Bjs

Poppy disse...

Eu hoje falei de pontes :) Gosto muito de imagens das nossas ruas tradicionais floridas, encantam-me mesmo! Dão postais lindissimos!

Beijinhos*

Corina de Oliveira disse...

parece ter sido fantastico :)

Bartolomeu disse...

Muito boa sugestão Rosinha!
Já não vou à imenso tempo a Ourém. Para o próximo fim de semana, já tenho programa agendado. Mas olha que se o tempo se mantiver de feição, sou bem capaz de fazer uma visita ao teu castelo, no primeiro fim de semana do mês das giestas.
;)

O meu pensamento viaja disse...

e repente, não consegui localizar Ourém, até que referiste Fátima. Já por aí andei e paro, frequentemente no Restaurante Tia Alice para jantar.
As fotos são belíssimas.
Bom fim de semana.

Teté disse...

Já estive tantas vezes em Vila Nova de Ourém, mas nunca visitei o Castelo. Tenho de colmatar essa lacuna, não será este fim de semana, mas num dos próximos! :)

E gostei muito das fotos!

Abraço!

quem és, que fazes aqui? disse...



Conhecia bem Ourém (agora já não conheço sítio nenhum). O meu avô materno era de uma aldeia perto de Olival...

A reportagem está ótima e, um fim de semana destes, vou seguir o conselho - revisitar e reconhecer. :)

Beijo

Laura

Rui Pascoal disse...

Há muitos anos fui com o meu pai a um "Jantar de Reis" nesse castelo. Lembro-me perfeitamente de fumar às escondidas...

P.S. (Deixei de fumar há muito, quando comecei a namorar...)

:)

Mar Arável disse...

Uma bela viagem

as-nunes disse...

Bela reportagem.

E como fiquei boquiaberto! Há tanto tempo que não vou para esses lados, que fiquei meio parvo a pensar c´os meus botões: ena, isto é mesmo o Castelo de Ourém que eu tenho na minha imaginação?...

;))

Flor de Jasmim disse...

Rosa conheço Ourém e o Castelo, mas a última vez que percorri os cantos deste castelo foi em Setembro de 2000, depois disso não voltei lá!
Lindas as imagens e a reportagem, obrigada por rever esta beleza.

beijinho e uma flor

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Gostei muito das fotos, até porque me vieram recordar uma visita que lá fiz há dois ou três anos.

maria disse...

Gostei muito das fotos e fiquei com vontade de conhecer Ourém :)))

Abracinho :)

Graça Sampaio disse...

Muito lindo! I nosso país é mesmo muito bonito!

Beijos

Luis Eme disse...

bela romaria.

abraço Rosa

maria mar disse...

Tens uma excelente colecção da "vila velha"....é sempre bom revê-la em fotos, mesmo que a tenha logo aqui ao lado.
Bjinho

redonda disse...

(como superficialidade? De modo algum)
Engraçado ler o texto porque quando estava a ver as fotografias estava a pensar mesmo que gostava de ir lá :)
um beijinho
Gábi

Isa GT disse...

Já é uma epopeia ter tempo e disposição para escrever posts... mas o Castelo foi uma boa ideia... pelo menos apreciamos as vistas :)

Bjos

Rui da Bica disse...

Já há muitos anos que não passo por lá ! :))... uns 20 (?)...
... mas deixei já a minha "homenagem"
por mais que uma vez ! rsrs

http://coisas-da-fonte.blogspot.pt/search?q=Our%C3%A9m

Uma terra muito especial, imfelizmente de "pouca passagem" ! :((
Abraço !
.

Pitanga Doce disse...

Gosto dessa rua estreita. Do silêncio que conta coisas...

Beijos, Rosa.

tulipa disse...

O lugar perfeito,

a cor das águas,

o horizonte,

os reflexos das sombras,

os tons verde-esmeralda
.

aGOra
junte-lhe

Tailândia – Baía de Phangnga

ORIENTE

cheiro a maresia

Brisa fresca na pele
.
Que sensação bonita.

o mais importante

é que

EU
estava LÁ


dia 19 de Abril de 2012

dia do meu aniversário

faz precisamente hoje 1 ano

eu estava neste PARAÍSO

Rosa dos Ventos disse...

Procurei e não encontrei...
Seria daquela vez que colocaste a Igreja da Senhora da Piedade e eu vi-me nas aranhas para chegar lá? :-))

Abraço

Justine disse...

Castelos lindos, os de Ourém, minha vizinha! E que bem os mostras no teu post...

Rosa dos Ventos disse...

Cara amiga Justine
Dizes bem "castelos",
nós vamos aos "castelos" e não ao castelo! :-))

Abraço

Catarina disse...

E eu que estive tão pertinho há dois anos! Bem vi a placa a indicar “Ourém” mas já não tive tempo de dar por lá uma voltinha, tinha que regressar nessa tarde a Lisboa.
Haverá sempre uma próxima vez.... espero.
Gostei muito de ver o teu castelo. Vês como saíu um lindo post? E informativo.
Abraço

marina disse...

Conheço bem Ourém e o seu Castelo altaneiro, já subi a Rua Florida e assim florida.Eu e o meu marido fizemos a rota dos castelos da família de Bragança, e o Castelo de Ourém é um deles.
Tens muita sorte de ter este belo castelo!!!

Rosa dos Ventos disse...

Mas olha que sou republicana, Marina! :-))

Abraço

mlu disse...

E dos oureenses diz-se que não podem perder "os castelos" de vista! As fotografias estão muito bonitas, porque será que não nos cansamos de vê-las, mesmo conhecendo os sítios?

Um abraço.

bettips disse...

Fiquei feliz por (re)ver o lugar que se me deu a conhecer por pessoas que ambas conhecemos. Na verdade, evitei e evitaria Fátima a todo o custo. Agora olho para aquele lado sempre a sorrir lembrando os amigos aninhados naqueles montes.
Neste pequeno rectângulo temos de tudo, tão diverso - país fabuloso que querem amesquinhar e vão destruindo, as vontades, as belezas, as simpatias das gentes...
Para quem não foi, vale a pena, é um lugar diferente, com uma paisagem linda.
Bjs

marina disse...

Rosinha, também não sou Monárquica, mas gosto de saber tudo desta família, curiosidade mesmo, Viva a Republica!!!!
Beijinhos e boa semana, espero que o domingo tenha sido bom!!!!

Duarte disse...

Recordar é viver e estas imagens fizeram-me muito feliz. Fui feliz em Ourém, e no seu Castelo.
Excelente reportagem.
Abraços