Deus bem sabia que o tempo certoPara o mundo crescer é o suave mês de Maio.Os juncos despontam, é certo e sabido, viçosos e esbeltosNo dia primeiro do mês de Maio.Eu olho e vejo a copa das árvores vestidas de verdeQue Deus lhes deu no tempo de luz do mês de Maio.Jóia sem preço e doce alegria de poetas e bardosÉ o tempo que vem nos dias formosos do mês de Maio.(...)
Dafydd Ap Gwilym ( séc. XIV )
in A Perfeita Harmonia - Poemas Celtas da Natureza
Copiei este poema do meu Poemário; reenvia-nos para o dia de Beltane que na mitologia celta se comemora a 1 de Maio com um festival de luz que simboliza a união entre as energias femininas e masculinas da Terra.
Claro que muito mais havia a escrever sobre estes rituais pagãos...
Também hoje se festeja em Portugal, por coincidência de calendário, além do Dia do Trabalhador, a Quinta-Feira da Ascensão do ritual católico e Dia da Espiga que está associado a um ritual pagão pertencente ao ciclo da fertilidade dos campos.
Em muitas povoações do país ainda se vai apanhar a Espiga que deve ser formada por um ramo de espigas de trigo, centeio, cevada e aveia, rosmaninho, malmequeres brancos e amarelos, papoilas, folhagem de oliveira e de videira. Este ramo é guardado até ao ano seguinte para que a terra produza em abundância.
Ainda não apanhei o meu ramo de Espiga, mas talvez ainda o faça...
Espero que o vosso Dia do Trabalhador tenha sido comemorado com muita vontade de combater e muita alegria.