terça-feira, março 11, 2025

Sozinhos em casa

 De vez em quando surgem notícias de idosos encontrados em casa, sem vida, depois de vários dias sem serem vistos.

Ficamos incomodados, interrogamo-nos como é possível isto acontecer mas depois passa a esquecido.

Normalmente estas mortes ocorrem em meios de extrema pobreza, sem uma rede de apoio familiar ou institucional, por vontade própria, por esquecimento, por negligência, por não sinalização do idoso sozinho em casa.

Agora ficamos siderados com a trágica morte desse genial ator Gene Hackman, da sua mulher e de um dos seus cães.

Como é possível alguém bem instalado na vida, com dinheiro, com todas as condições para ter uma rede de apoio, perecer por abandono?

Nem vizinhos, nem familiares, nem polícia de proximidade, ninguém se apercebeu que naquela mansão estava alguém em dificuldades?

Ontem, falando ao telefone com uma amiga que se encontra sozinha, dizia-lhe que é uma obrigação contactarmos diariamente com quem se encontra nessas condições. 

São precisos sinais de vida entre familiares, amigos e vizinhos.

É preciso voltar à proximidade física ou à distância entre as pessoas!

13 comentários:

  1. É o tema da minha publicação de hoje.
    Inadmissível, o que aconteceu.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li o teu post mas já tinha o meu pensado devido à tal conversa que tive com a minha amiga.

      Abraço

      Eliminar
  2. A trágica morte do renomado actor americano Gene Hackman, de sua mulher e de um de seus cães, parece um evento fictício ou a uma obra de ficção.

    O pai de uma amiga da minha filha do meio também foi encontrado morto em estado de petrificação. A mãe e o pai viviam no mesmo prédio, prédio que pertencia a ambos, mas em andares separados.
    Ela visitava a mãe com regularidade, mas o pai raramente.

    Abraço da amiga nublada e chateada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito estranho esse comportamento da filha de ambos, independentemente daquilo que separa as pessoas, na velhice e na solidão é dever filial procurar uma aproximação.

      Abraço

      Eliminar
    2. O pai da amiga da minha filha do meio não era idoso, mas que gostava da sua independência. Não se quis divorciar, mas viver no mesmo prédio em andares diferentes. A mãe dela está bem e sempre em contacto com a única filha.

      Eliminar
    3. Idoso ou não era o pai!

      Abraço

      Eliminar
    4. Nem todas pessoas que morrem sozinhas não são idosas.
      O pai da amiga da minha filha estava na casa dos cinquenta anos.

      Eliminar
    5. Nem todas as pessoas que morrem sozinhas são idosas.
      Está um „não“ a mais.

      Eliminar
    6. Eu quis dizer idoso ou não idoso era o pai.

      Abraço

      Eliminar
  3. Um caso que também me incomodou bastante. Até pesquisei para saber se o casal ou Hackman tinha filhos. Hackman tem três filhos do primeiro casamento. Parece que o relacionamento entre eles era problemático. Um caso bastante triste.
    Tenho ouvido as notícias sobre esta tragédia. Nenhum jornalista, tanto quanto sei, se referiu ainda aos filhos.

    ResponderEliminar
  4. Ao ler o comentário da Teresa, lembrei-me deste caso.
    No bairro onde vivia anteriormente, tinha uma vizinha, cuja mãe vivia sozinha. Ela e a irmã visitavam-na todos os dias, em dias alternados. Um dia, por qualquer razão que agora não me recordo, nenhuma foi a casa da mãe. No dia seguinte encontraram-na sem vida.
    “Cerca de 30% dos idosos canadianos correm o risco de ficarem socialmente isolados. Os relatórios do Statistics Canada estimam que 19% e 24% dos canadianos com mais de 65 anos se sentem isolados dos outros e gostariam de poder participar em mais atividades sociais.”
    Estas percentagens variam de província para província.
    O Quebeque tem a maior taxa de pessoas a viver sozinhas no Canadá, enquanto Nunavut tem a mais baixa.
    Os governos provinciais oferecem programas e serviços para idosos, incluindo benefícios, programas comunitários e campanhas de saúde pública para reduzir a solidão e o isolamento social.

    ResponderEliminar
  5. Nas aldeias é mais fácil a aproximação entre familiares, vizinhos e até há programas de visitas da GNR a idosos isolados.
    É nas cidades que a indiferença pode votar idosos sozinhos ao esquecimento.
    Sei que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem também um programa de proximidade, só que não chega para cobrir tanta solidão.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Quando à volta de um idoso não existe espirito comunitário ou, existindo, o idoso se isola... não se pode esperar outra coisa.

    Abraço de octogenário

    ResponderEliminar