terça-feira, abril 01, 2014

Dia Internacional do Livro Infantil


O "Jornal do Metro" lembrou-me com esta breve notícia que amanhã é o Dia Internacional do Livro Infantil:

Boa notícia do dia

Dia Internacional do Livro Infantil é já amanhã

Um apelo à leitura e ao uso da imaginação marca a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil, que se assinala amanhã, e que é divulgado em forma de carta para as crianças de todo o mundo. A mensagem é assinada pela escritora irlandesa Siobhán Parkinson e divulgada pelo Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens, para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, amanhã, coincidindo com o dia de aniversário do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Em Portugal, a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é acompanhada de um cartaz com uma ilustração de Ana Biscaia, que venceu em 2013 o prémio Nacional de Ilustração.



Este foi um dos cartazes alusivos à efeméride que encontrei na net mas não sei se será aquele que é referido na notícia. O nome do autor não é legível.




Os livros da minha primeira infância que me vieram logo à lembrança foram os da "Colecção Formiguinha" talvez por terem sido os primeiros comprados mesmo para mim...


...bem como os álbuns do Cavaleiro Andante que lia em casa de uma amiga e que eram pertença dos seus dois irmãos já mais crescidos!
Claro que todos os dias são dias para as nossas crianças lerem mesmo aquelas que ainda não lêem!
E vós, que livros recordais, imediatamente, neste contexto?





30 comentários:

  1. Ola!
    Vim desejar uma abençoada!
    abraço fraterno
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  2. ~
    ~ Lamento o tempo estar tão mau amanhã, não só pela chuva, mas principalmente, pelo frio.
    ~ Salvar-se-ão apenas, as atividades planeadas para a biblioteca escolar.

    ~ Os meninos da década do pós guerra, não tiveram a maravilha de edições ilustradas com lindíssimos desenhos coloridos, como tiveram os seua filhos.

    ~ Mas, todos sabiam que eram as ofertas que eu preferia.

    ~ Além dos contos tradicionais lembro-me da coleção da "Condessa
    de Ségur" e a de aventuras, "Os Cinco".

    ~ ~ ~ A b r a ç o ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  3. Nesta moda de haver um Dia para tudo, acho óptimo que tenham instituído um dia para a literatura infantil.

    Assim à priori lembro-me desses fascículos de histórias do valente Cavaleiro Andante, do Mandrake e outros de BD que não me ocorre de momento. Mas por volta dos dez, onze anos, comecei a ler à sucapa, os romances de cordel que a minha irmã lia da Corin Tellado, e foi aí que a minha imaginação começou a sonhar com 'um grande amor'...:))

    Um grande abraço, Rosa!

    ResponderEliminar
  4. Os incentivos à leitura são sempre preciosos...eu adoro ler e comecei bem cedo...com oito anos lia Júlio Dinis...não faço ideia como não me perdia naquela imensidão de páginas:))
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Os incentivos à leitura são sempre preciosos...eu adoro ler e comecei bem cedo...com oito anos lia Júlio Dinis...não faço ideia como não me perdia naquela imensidão de páginas:))
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Os incentivos à leitura são sempre preciosos...eu adoro ler e comecei bem cedo...com oito anos lia Júlio Dinis...não faço ideia como não me perdia naquela imensidão de páginas:))
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Os incentivos à leitura são sempre preciosos...eu adoro ler e comecei bem cedo...com oito anos lia Júlio Dinis...não faço ideia como não me perdia naquela imensidão de páginas:))
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Eu também lia esses, mas as minhas preferências iam para os almanaques do Patinhas e figuras associadas.

    ResponderEliminar
  9. Existem dias Internacionais para tudo ou quase, o que penso que deveriam ser todos os dias, qualquer incentivo à leitura é necessária.

    Em pequena eu e o meu mano, muito cúmplices,inclinamos para os livros de cowboys, fazíamos colecções de alguns, tais como "5 balas, "Falcão", Xerife e outros, com os 2$50 que o meu pai nos dava para comprar um fio de pinhões à saída da missa, nós preferíamos guardar o dinheiro e comprar livros, isto começou quando eu tinha 8 anos, aos 10 lia romances com figuras, comprados pelo meu mano.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Neste contexto, só me lembro dos livros da coleção Romano Torres, de contos de fadas, ou dos Tio Patinhas e Zé Cariocas. Os da Enid Blyton só apareceram mais tarde, quando já sabia ler... ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Todos s dias deveriam ser dedicados a leitura infantil promovendo o interesse das crianças,
    _ gostava das revistinhas em quadrinhos tipo' luluzinha ,Chico Bento, Gibizinho da Monica eram deliciosos ! o que mais me encantou e até hoje gosto de reler é o 'Pequeno Princípe!,
    De verdade ler é o meu maior prazer,leio sempre sempre e muito.
    Um abraço Rosa,obrigada pela lembrança da data.

    ResponderEliminar
  12. Os livros que referi localizo-os no início da primária, como dantes se chamava o 1º ciclo...
    Lá para a 4ª classe é que descobri os Cinco e a Condessa de Ségur; o Principezinho, A Morgadinha dos Canaviais, Os Meus Amores entre outros só me chegaram às mãos no colégio...aí, pelas mãos das colegas externas também travei conhecimento com as fotonovelas que eram consideradas um pecado pelas freirinhas e eram lidas às escondidas! :)
    Falar de livros é perdermo-nos no tempo! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Por mim,os livros que me vieram à memória por me impressionaram de forma indelével foram "O Pássaro Azul" e "As Viagens de Guliver" ambos da coleção MANECAS que recebi aos nove anos.Razões para esta fixação: foram prenda por ter tido êxito no exame de admissão ao liceu,foi surpresa de um tio avô e...recebi-os por correio o que me conferiu uma importância nunca sonhada. (correio em meu nome?!!!)Daí prá frente foi sempre a bombar!KINKAS

    ResponderEliminar
  14. Errata: onde se lê impressionaram leia-se impressionarem.
    Kinkas

    ResponderEliminar
  15. Temos que voltar ao Clube de Leitura, Kinkas!
    Há que continuar a bombar! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Excelente a ideia de associar o Dia Internacional do Livro Infantil, ao aniversário de Hans Christian Andersen ! Não podia haver melhor escolha.
    Claro que o Cavaleiro Andante me tomava a maior parte do meu tempo de leitura ! :)
    Mandrake, Luis Euripo, Flash Gordon e tantos outros, deliciavam-me. Antes, mas já em fim do seu tempo, “O Mosquito” ! … e em termos de livros as colecções infantis (mais condensadas, da Majora e da Porto Editora e claro (mais a sério) o dito Christian Andersen.
    Claro que seguidamente, Júlio Dinis e mais à "sucapa" umas incursões por Zola e Eça (já mais na adolescência) ! ;)

    Abraço, Rosa ! :)
    .

    ResponderEliminar
  17. Lembro-me de ler todas a aventuras dos Cinco , de livrinhos de histórias que eu pedia sempre para comprar quando íamos até ao Barreiro, do Tio Patinhas e todas essas personagens, rrsss

    Desconhecia que se comemorava amanhã
    o Dia do Livro para Crianças.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Não é amanhã, São, é hoje! :)
    A data está no cartaz...
    Eu é que me antecipei!

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Também eu publiquei esta notícia:

    "A data escolhida para se assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil foi o dia em que nasceu o poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis Hans Christian Andersen — 2 de Abril de 1805."

    Esta tarde lá fui eu com a Ema e a Lurée até à biblioteca mais próxima e trouxemos para casa uma quantidade de livros.

    Abraços literários!

    ResponderEliminar
  20. Não vi, desculpa.

    Além dos que referi, claro que li também a Condessa de Ségur.

    AH ..e, muito precoce, comecei a ler Eça aos onze anos e, na adolescência li Júlio Dinis inteiro, à mistura com as os romances de Corin Tellado e fotonovelas ,como não poderia deixar de ser ,rrsss

    Bom resto de dia

    ResponderEliminar
  21. Muito bom.
    Nada melhor para estimular um cérebro em formação, do que a leitura.

    Um dia só no ano é pouco!
    Abço amigo

    ResponderEliminar
  22. Não estranhe a nova "cara", estive a adicionar o Google+ e modifica o nosso perfil do blog, como não quero alterar o que está na página do Google+, por ora fica assim ;)

    abço

    ResponderEliminar
  23. O Cavaleiro Andante, pois claro...

    ResponderEliminar
  24. Li muitos livros de histórias em pequena e perdia-me neles! O 1º que me veio à memória foi o único que sobrou ainda legível apesar de muuuito velhinho: Branca de Neve e os 7 Anões! Como tenho um irmão, li, à boleia, a colecção Condor, o Cavaleiro Andante, o Zorro e não sei quantos mais.
    Ainda gosto de histórias infantis!:))

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Voltei aqui para te dizer, Rosa dos Ventos, que quando eu era criança, li toda a obra da Condessa de Ségur, a minha escritora de eleição.

    ResponderEliminar
  26. Publiquei aqui:

    camaraazul.blogspot.com

    sobre o Dia Internacional do Livro Infantil.

    Na fotografia está o leitor mais novo que visita a biblioteca onde eu trabalho, que não é a biblioeca aonde ontem fui com a Ema e a Lurée.

    Abração primaveril!

    ResponderEliminar
  27. Publiquei aqui:

    camaraazul.blogspot.com

    sobre o Dia Internacional do Livro Infantil.

    Na fotografia está o leitor mais novo que visita a biblioteca onde eu trabalho, que não é a biblioeca aonde ontem fui com a Ema e a Lurée.

    Abração primaveril!

    ResponderEliminar
  28. Que viva a leitura!

    Abraço

    ResponderEliminar