(imagem da net)
Eram de chintz os sofás que tive durante anos na minha sala e que resistiram a muitas "agressões", desde os sapatos e pulos dos rapazes, às arranhadelas das gatas...
Mantiveram-se sempre impecáveis, como novos, nem um fio puxado, até que numa noite de Dezembro, na minha ausência, um descuido com a lareira provocou um incêndio que destruiu a sala e deixou "mazelas" em toda a casa a tal ponto de ficar inabitável.
Tinham o modelo dos da imagem mas o fundo era num tom de azul para o escuro!
Depois vivi cinco anos num simpático e solarengo T2 e só obras de alguma envergadura me fizeram retornar a esta casa, excessivamente grande para nós dois e as três gatas.
Não voltei a encontrar à venda sofás forrados de chintz e lamento porque os que tenho estão sempre "encapados" como se fossem livros escolares! Assim se escondem os estragos já feitos e se evitam males maiores.
A lareira passou a ter um recuperador de calor mas também não é a mesma coisa!
Gosto de mexer no lume, de consertar as cavacas, de aí grelhar carne e até de torrar pão como as minhas avós e mãe faziam...espetando a fatia num garfo que a mantinha direita enquanto ia aloirando dum lado e do outro.
E tudo isto eu fazia numa sala com sofás de chintz!