segunda-feira, abril 25, 2022

25 de Abril 1974, E Depois Do Adeus

27 comentários:

  1. E foi com esta senha que se iniciou a caminhada para a Liberdade!
    25 de Abril Sempre!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muita gente chegou a pensar que a "chave" para o inicio da revolução seria " Grândola Vila Morena". Mas não foi. Foi sim, " E depois do Adeus", de Paulo de Carvalho.
    .
    Hoje, em Portugal, celebra-se o dia da liberdade … Abraço.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Prefiro pensar que liberdade não tem data.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Acho que, em 48 anos de Liberdade, se fez muito pouco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta para as duas.
      Eu sei que 48 anos é muito tempo mas nós partimos de um nível super negativo.
      Há diferenças significativas e muito por fazer.
      A democracia não é perfeita, é um processo em construção.
      Só o SNS é um exemplo belíssimo!

      Abraço para as duas

      Eliminar
    2. Que está pela hora da morte, já que falas nele!

      Eliminar
    3. Seja como for a ninguém é negada a entrada num hospital por não ter seguro.
      Eu não tenho queixas!

      Abraço

      Eliminar
    4. As listas de espera para consultas de especialidade chegam a durar anos...

      Eliminar
  5. Canção interpretada por Paulo de Carvalho que ficou para sempre
    ligada ao 25 de Abril de 1974.
    E as imagens evocativas desse dia, inesquecíveis.

    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  6. Sempre estive convencida que „Grândola Vila Morena“ era a canção da revolução, até que ainda há muito pouco tempo a Clara me esclareceu que era sim „E depois do adeus“.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o Rogério diz houve duas senhas.
      O pontapé de saída foi esta e é linda.
      A outra é um assombro!

      Abraço

      Eliminar
  7. A revolução teve duas senhas: Por volta das 22.55 horas do dia 24, João Paulo Dinis, na antena dos Emissores Associados de Lisboa, pôs no ar “E depois do Adeus”, de Paulo Carvalho, música vencedora do Festival da Canção desse ano. Meia hora depois, na Rádio Renascença, seria “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, a confirmar o arranque das revolução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duas belas senhas.
      Não pus a segunda porque já havia nalguns blogues que visitei mas pus no FB.

      Abraço de cravo ao peito

      A

      Eliminar
  8. Pensei, de momento, que uma das senhas tivesse sido “Ó Elvas” de Paco Bandeira. Naturalmente, estou errada.

    Muito foi feito pela democracia, mas ao fim de quase 50 anos ha quem esperasse maiores evolucoes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos um país muito dependente do exterior mas temos conseguido sobreviver com todas as dificuldades.
      Claro que há muito por fazer mas já se fez muito!

      Abraço

      Eliminar
  9. Independentemente da sua utilidade nos caminhos da Revolução de Abril, são canções distintas uma da outra e muito, muito bonitas.
    Todos aprendemos a letra e as cantamos em qualquer dia.
    Verdadeiras Pérolas Musicais portuguesas.

    Um abraço, também de flor ao peito, querida Leo! :)

    PS- A propósito do comentário da UmaMaria acerca da dificuldade nas consultas de especialidade através do SNS, permite-me que diga: tenho consultas nas especialidades de Oftalmologia e Hematologia e, para a 1ª consulta, não esperei muito.
    Já fiz várias cirurgias e intervenções médicas, nomeadamente uma Angioplastia com colocação de stent e não paguei um cêntimo.
    Só tenho a dizer bem do nosso actual sistema de saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, malgré tout, sou uma optimista.
      Também não tenho razão de queixa do SNS.

      Abraço

      Eliminar
    2. Duas grandes musicas ficaram para sempre ligadas a este dia
      a de Paulo de Carvalho e a de Zeca Afonso.
      Que nunca se esqueça o 25 de Abril.
      Sempre 25 de Abril.
      brisas doces *

      Eliminar
    3. Adoro as duas músicas!

      Abraço

      Eliminar
  10. Apoio, as canções da nossa memória e a vivacidade do 25 de Abril, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  11. Ainda em relação ao SNS, eu nem médico de família tenho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, eu sempre tive mas quando o actual se aposentar não sei como será.
      O meu Centro de Saúde funciona muito bem.

      Abraço

      Eliminar