terça-feira, fevereiro 11, 2020

Passeio Cultural

Há dias, integrada numa Associação Cultural de Leiria, tive a oportunidade de visitar o Palácio de Queluz e uma exposição de obras de Picasso.
As duas visitas foram guiadas.



O Palácio Nacional de Queluz é um palácio do século XVIII e foi um dos últimos edifícios em estilo rococó erguidos na Europa e foi construído como um recanto de Verão para D. Pedro de Bragança, que viria a ser mais tarde marido e rei consorte de sua sobrinha, a rainha D. Maria I de Portugal.
Para vergonha minha nunca lá tinha entrado, fiquei maravilhada com o seu interior e com os seus jardins, aproveitando também para fazer umas revisões da História de Portugal.


A exposição de Picasso localizava-se no Palácio Anjos em Algés.
Nesta exposição torna-se manifesta a relação entre os diferentes recursos expressivos que o artista utiliza. O uso da cor ou da monocromia é veiculado de forma igual tanto nos desenhos como nas suas cerâmicas, com claros paralelismos entre eles.
Desconhecia, de todo, que Picasso também tinha sido ceramista. Alguém me disse que essa sua faceta está bem patente no Museu Picasso em Barcelona.
Apesar de já ter visitado por duas vezes esta cidade o museu ficou sempre por ver.
O almoço, realizado entre as duas visitas, foi servido num restaurante à beira do Tejo.
Foi um belíssimo programa.

Nota: As informações que se encontram a negrito fazem parte, respectivamente, de um desdobrável fornecido pela Associação  e de uma publicação do Palácio Anjos.

8 comentários:

  1. É de uma nobre e encantada beleza.
    Um passeio aconselhável a qualquer apreciador de arte.
    Sorrisos de luz.
    Megy Maia

    ResponderEliminar
  2. Também nunca visitei esse palácio.
    Foi um passeio que também eu teria gostado.
    É de aproveitar todas estas oportunidades, Rosa dos Ventos!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei muitíssimo contente por ter saber a passear!
    Sejam passeios culturais ou meramente recreativos, só fazem bem.
    Claro que tudo o que se relacione com Arte, tem outro sabor.

    Um abraço e aproveita. :)

    ResponderEliminar
  4. Estive lá há alguns anos... Em 2013 para ser precisa ( fui espreitar o passeio de domingo que publiquei então). Nessa altura não estava pintado de azul. Fica bonito assim. :)

    ResponderEliminar
  5. Se eu soubesse
    talvez te conhecesse

    De Oeiras a Algés
    é um tiro

    (Picasso é meu irmão)

    ResponderEliminar

  6. Já visitei o Palácio de Queluz, por duas vezes.
    Não sabia da exposição da pintura de Picasso, nem
    da sua faceta como ceramista.

    Gostei muito desse passeio cultural e da partilha.

    Obrigada.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  7. Estamos sempre a aprender.. É como é bom aprender coisas novas.
    Boa semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Pareceu-me um programa encantador.
    Portugal tem muita beleza.

    ResponderEliminar