A Fundação Arbués Moreira anunciou ontem a intenção de encerramento do Museu do Brinquedo, em Sintra, no final de agosto, devido à quebra de visitas.
Desta forma fica em causa a sustentabilidade financeira do museu, "A nova lei das fundações foi cega e o pouco apoio que o Museu do Brinquedo recebia foi cortado", disse à agência Lusa João Arbués Moreira, filho do criador da Fundação Arbués Moreira, que desde 1989 expõe "uma das maiores coleções de brinquedos do mundo" em Sintra.
O museu, na vila há 26 anos, e desde 1997 num antigo quartel de bombeiros, no centro histórico, "vive muito da bilheteira", admitiu Arbués Moreira, acrescentando que no último ano "as receitas caíram 20%". Entre janeiro e abril deste ano, o museu registou cerca de 7.000 visitantes, contra 8.200 no mesmo período de 2013.
"Não se alterando esta situação, o museu encerrará a 31 de agosto de 2014".
Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra ficou impedida, desde dezembro, de atribuir um subsídio mensal de cinco mil euros e de ceder gratuitamente o edifício, na sequência da nova legislação que regula o financiamento das fundações.
Agência Lusa
Foi esta a notícia que li, logo de manhã, no jornal Metro mas que se repete no DN na página 43.
Visitei-o, pelo menos, duas vezes com alunos e a garotada gostava imenso de ver como os pais, avós e até bisavós brincavam.
Estava à espera que os meus netos crescessem mais um pouco para poder levá-los lá mas parece que já não vai ser possível.
Lamento!
Nota: As fotos são da net.