Já vos falei aqui, várias vezes, do clube de leitura que frequento em Leiria.
Este clube e o coro foram duas das tábuas de salvação às quais me agarrei há uns anos, quando o meu mundo ruiu e em boa hora o fiz porque além de me obrigar a sair de casa, li obras de autores que só conhecia de nome, adquiri outras perspectivas dessas obras a partir das análises das companheiras envolvidas na mesma actividade e fiquei, seguramente, mais rica do ponto de vista humano.
A coordenadora do clube, Amélia Pais, muito contribuiu para que este projecto fosse bem sucedido, apesar das nossas discussões nem sempre serem pacíficas.
As tardes das últimas 5ªs feiras de cada mês tinham o seu quê de especial, era o dia do nosso encontro!
Na tarde de 26 de Abril analisámos "Nocturno Indiano" de António Tabucchi. A tarde passou-se num ambiente de agradável anarquia bem humorada com a nossa coordenadora a entrar no jogo, sem tentar colocar um ponto de ordem à mesa, a acompanhar as nossas opiniões com um sorriso maroto e um olhar muito vivo por cima dos óculos colocados na ponta do nariz.
Despedimo-nos até ao dia 31 de Maio, tendo como TPC a leitura de "Quando os Lobos Uivam" de Aquilino Ribeiro.
Terminei a sua leitura na sexta-feira , dia 25 e no sábado, já dentro do carro para ir ao encontro do coro ( fomos abrilhantar um casamento perto de Tomar ) recebo uma mensagem que me deixou de rastos.
A Amélia tinha-nos deixado para sempre, depois de 15 dias de internamento. Passados os primeiros dias, sendo ela uma lutadora, sempre pensei que conseguisse ultrapassar o problema que a estava a afectar.
Ontem, na sua despedida, li-lhe este poema de Ricardo Reis uma vez que ela era uma admiradora incondicional de Fernando Pessoa:
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a Lua toda
Brilha, porque alta vive.
Quinta-feira lá estaremos para recordarmos a amiga, a amante da Literatura em geral e da nossa em particular, para falarmos dos bons momentos que passámos juntas e para decidirmos o que fazer com a herança que nos deixou - o Clube de Leitura.