quinta-feira, maio 05, 2022

Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Fala Sou de uma Europa de periferia na minha língua há o estilo manuelino cada verso é uma outra geografia aqui vai-se a Camões e é um destino. Vela veleiro vento. e o que se ouvia era sempre na fala o mar e o signo. Gramática de sal e maresia na minha língua há um marulhar contínuo. Há nela o som do sul o tom da viagem. O azul. O fogo de Santelmo e a tromba de água. E também sol. E também sombra. Verás na minha língua a outra margem. Os símbolos os ritmos os sinais. E Europa que não mais Mestre não mais. In Sonetos do Obscuro Quê, 1993

6 comentários:

  1. Um texto que muito gostei de ler
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. É considerada a língua mais falada no hemisfério sul e uma das principais línguas de comunicação internacional.

    ResponderEliminar
  3. Excelente homenagem à Língua Portuguesa, com um belo poema de Manuel Alegre.
    'Gramática de sal e maresia
    na minha língua há um marulhar contínuo.'
    Beijo
    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Que rica é a nossa Língua!
    Gosto muito da poesia de Manuel Alegre.
    Que bela escolha, Leo.

    Um abraço em Português. :)

    ResponderEliminar
  5. Manuel Alegre
    acho que teria a alegria
    de saber
    que tanto é bom
    saber escrever
    quanto saber ler
    quanto
    o saber contar
    e
    o saber contar
    tem tanta gente pequenina a esperar de ouvir...

    ResponderEliminar
  6. É bela e rica a nossa Língua. Gosto imenso do Manuel Alegre.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar