sexta-feira, julho 10, 2020

Dependência

Não sou dada a estas considerações mas os tempos que se estão a viver obrigam-me a isso.
Num país extremamente dependente do exterior, com os ovos todos postos no cesto do turismo e numa terra totalmente dependente do turismo religioso de grupos estrangeiros temos tudo parado.
Fizeram-se dezenas de hotéis, abriram-se dezenas de cafés e restaurantes e agora, tirando os muito bons que tinham como clientes gente endinheirada da terra e dos arredores, tudo está às moscas.
Sempre batalhei, nos meus tempos de autarca na oposição, pela procura de outras âncoras de desenvolvimento mas a galinha dos ovos de ouro estava mesmo ali à mão e além das pedreiras muito contestadas, das serrações de mármores e madeira também com a maioria dos clientes no exterior esta santa terrinha está em depressão profunda.
Quando, depois do desconfinamento, começaram a surgir os nacionais, apareceu um foco infeccioso, a partir do coro do santuário,que ainda não está controlado. E tudo recuou de novo.
Se o foco tivesse tido origem numa festa talvez até houvesse multas!

11 comentários:

  1. Quem contava que o mundo levasse esta reviravolta e recuasse para tempos de quase miséria e fome?
    Acredito que os autarcas vão fazendo o melhor que podem e sabem em prol da economia local, mas os recursos financeiros, e, sobretudo, o medo, quanto à incógnita do futuro, vão-nos mantendo no chove e não molha.

    Essa região, onde a Fé dos humildes, foi negócio chorudo, vai ter de se virar para outros campos, talvez o pastoreio e/ou a agricultura.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. E temo que, olhando a muita irresponsabilidade existente, que as coisas piorem. Notam-se ajuntamentos sem qualquer protecção. As pessoas - onde me incluo - têm medo de sair à rua.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Agora sou eu, que está fora de jogo!!

    Um abraço de Düsseldorf:)

    ResponderEliminar
  4. São situações tão imprevisíveis que poucos países estavam preparados. E foi exatamente o que pensei na altura quando a pandemia começou. Portugal vai sofrer e bem com a falta de turismo, tanto estrangeiro como doméstico. Sempre tive medo de colocar os ovos no mesmo cesto. Preferi investimentos diversificados. Se um portfolio não resultar, talvez resulte o outro.
    Vai demorar ainda alguns anos para se sentir uma boa recuperação. Para alguns que já fecharam os estabelecimentos vai ser mais difícil. É mesmo de lamentar.

    ResponderEliminar


  5. Pois os ventos não são nada bons, amiga!

    Bom fim de semana, para si!

    ResponderEliminar
  6. Desculpem a ironia, mas esse foco prova que "santos de casa não fazem milagres".


    Também me parece desde sempre, uma aposta errada a de colocar todas as fichas no mesmo número, seja qual for a situação.

    Enfim, esperemos dias melhores.

    Bom fim de semana , beijinho

    ResponderEliminar
  7. Estes são tempos estranhos. Tomara que apareça a vacina depressa
    um abraço e uma boa noite

    ResponderEliminar
  8. RV, claro que não terá sido boa política “por tantos ovos no mesmo cesto” mas também lhe digo que nem tudo foi mau, não fora o conceito dos AL, já metade da baixa lisboeta e não só já estaria em escombros! Já imaginaram os empregos que essa reconstrução gerou? Quantas empresas a montante se revigoraram? Quanto do pequeno comércio de bairro se revigorou? É sempre assim, toda a moeda tem duas faces!!

    ResponderEliminar
  9. Excelente reflexão. A situação que vivemos aqui é idêntica. Tudo parado, ou quase tudo, porque estão as limitações, obrigadas, e a falta de demanda turística. Lamentavelmente isto vai demorar. Mas a industria parou. Pedes algo e o tempo de espera é considerável, e muitas das estontearias dos focos de venda estão vazias: não serebvem, não produziram durante mais de três meses e os stokes já não são como então.
    Abraço para uma boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Viver do turismo não é viver "com o turismo". De acordo contigo, bastava ver o que se ia passando noutros mundos e noutras épocas. Mas a ganância é um sobre-poder que comanda, infelizmente, as vidas rasteiras; e não só.
    Não se aprende nada com a História e estão lá todas as lições.
    Abç
    B

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente,tens toda a razão naquilo que dizes e escreves nesta tua publicação!! De qualquer maneira,temos que pensar em forma positiva e aproveitar a vida ao máximo dos máximos!! Continuação de excelente semana para ti,muitos beijinhos!!

    ResponderEliminar