segunda-feira, novembro 19, 2012

As Palavras



Foi este o último filme que vi.
À maneira das matrioshkas, as célebres bonecas russas, o filme vai-nos apresentando várias histórias que se vão encaixando e desencaixando à medida que, pelo menos, três narradores as vão contando.
O tema do filme gira à volta da criação literária e da capacidade ou da ausência dela no uso das palavras na construção de uma obra digna de ser editada.
Tendo-se apropriado indevidamente de um manuscrito, encontrado numa velha pasta de cabedal comprada num antiquário em Paris, a personagem principal de uma das histórias, escritor de sucesso após a publicação do mesmo sem qualquer alteração, incluindo o nome, "Window Tear", (salvo erro), acaba por ser confrontado com esse roubo pelo seu autor, um velho interpretado por Jeremy Irons e, após alguma reflexão, decide confessar publicamente o seu delito no que é impedido, entre outros, pelo próprio autor que à laia de conclusão lhe diz:
"Todas as pessoas fazem as suas escolhas, o problema é ter que viver com elas!"
Não digo que seja um filme espantoso mas vê-se muito bem e faz-nos reflectir sobre o processo doloroso da escrita, o sucesso/insucesso e as escolhas que podem conduzir a uma vida desencantada.
Jeremy Irons, actor que muito aprecio, surge-nos muito bem no papel de "old man" graças à excelente caracterização e não só porque o tempo passa inexoravelmente...

sexta-feira, novembro 16, 2012

segunda-feira, novembro 12, 2012

Os jogadores de cartas

"Os Jogadores de Cartas" de Paul Cézanne


Só a chuva os consegue arrancar da pracinha frente ao prédio onde habito em part-time, em Lisboa.
Com sol, com calor, com frio, mesmo com nevoeiro, desde que não chova aí estão eles, os jogadores de cartas, a ocupar as duas mesas de ferro com quatro cadeiras cada uma e à sua volta, pelo menos, meia dúzia de observadores destes jogos intermináveis.
A maioria são homens de idade mas também os há mais jovens.
Reformados, desempregados? 
Certamente! Mas sobretudo desocupados.
O que farão quando chove?

sábado, novembro 10, 2012

Céu azul com algumas nuvens


Pelo menos já recomecei a fazer alguns comentários!
O sol está a ajudar!

segunda-feira, novembro 05, 2012

Em descanso


Ainda em descanso!