quinta-feira, março 23, 2023

O Legionário

Começou a passar-me à porta, há alguns anos. Ligeiramente inclinado para a frente, mãos cruzadas atrás, passada larga, idade indefinida, ia e vinha, vezes sem conta, para baixo e para cima.Se eu estava no jardim cumprimentava-me com um "Bom dia, senhora!", eu respondia e ele lá seguia. Para nós era um mistério aquele novo residente, até que o meu companheiro, um dia chegou da rua com informações. Era um homem, talvez na casa dos cinquenta,que foi ainda criança com os pais e restante família para França mas nunca adquiriu a dupla nacionalidade. Consta que se meteu por lá em complicações, parece que também se alistou na Legião Estrangeira e acabou por ser expulso do país. Vive sozinho na casa dos pais que já partiram há muito e as irmãs vêm, de vez em quando, ver como ele está, bem como a casa. O "consta" e o "parece" não me deram muitas certezas sobre este vizinho, um pouco afastado, se é verdade ou não o seu percurso de vida também não sei mas para mim é o Legionário, sem qualquer conotação negativa. E lá continua no seu vai-vem diário e com a sua saudação com um accent francês bem perceptível. Nota: o meu computador continua a não fazer parágrafos, como veem.

21 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer23 março, 2023 16:23

    Não me perguntes porquê, mas ao ler o texto sobre o vizinho do teu bairro, lembrou-me um romance de Jean-Marie Gustave Le Clézio‼️

    Abraço primaveril 🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dele só li A Música da Fome e não me lembra o "meu" legionário.

      Abraço

      Eliminar
  2. Nem sempre a solidão é má companhia. Mas... por vezes... é "morrer" lentamente.
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que a solidão é o mistério dessa solidão.

      Abraço

      Eliminar
  3. O legionário teve , pelo menos, onde se refugiar.

    Finalmente, consegui entrar no teu blogue!!!

    Abraço e feliz Primavera. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A casa é óptima e tem um enorme quintal que está ao abandono.

      Abraço

      Eliminar
  4. Há quem se sinta feliz na solidão mas para mim a solidão é a coisa que mais me apavora.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é feliz ou infeliz, para mim é misterioso.

      Abraço

      Eliminar
  5. Um homem que gosta de apanhar ar fresco e de fazer o seu passeio diário.
    Quem sabe se esse teu “bom dia” será o único cumprimento que ouve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes é também o único cumprimento que ouço. :))

      Abraço

      Eliminar
  6. Com um Legionário a passar-te à porta há tantos anos e só agora nos dás conta dessa figura tão singular, Leo? Nem parece teu!
    Sabes o que me veio à ideia? Tu que viveste a tua meninice por terras de França e adoras falar francês, podias aproveitar uma dessas ocasiões em que estivesses no jardim e quando o homem te cumprimentásse entabularias conversa com ele.
    Quem sabe seja um solitário em busca de uma palavra amiga, de preferência em francês?
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Tenho que te fazer uma pequena correcção, nunca vivi em França mas gosto muito desse belo país e da sua língua.
    Quanto à singularidade do "meu" legionário, tens razão mas com o tempo escrever muito num computador marado não dá qualquer prazer.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Leo? Esta ideia errada - segundo esclareces - ficou-me de um desafio que o falecido CBO colocou no Crónicas do Rochedo, há já bastante tempo. Era sobre algo relacionado com o nome de Jardins e Praças ajardinadas de Paris, se não estou em erro. Uma delas que todos tivemos imensa dificuldade em descobrir o nome, foi fácil para ti e ficou-me a ideia de teres referido algo como o passar por lá quando te dirigias para casa.
      Por outro lado, e isso ocorreu-me neste momento, às tantas a pessoa que eu penso seres tu foi outra. Provavelmente, a Luísa do "A esquina da tecla". Ela, sim, viveu em França na infância. Creio que os pais emigraram...
      Valha-me Deus! - Desculpa esta confusão. :) Mas agora penso que acertei. :)
      Abraço.

      Eliminar
    2. O nosso saudoso CBO...
      Lembro-me perfeitamente desse desafio e de ter escrito sobre uma praça no Marais, Place des Voges!
      Não precisavas de pedir desculpa, afinal sempre falei de Paris!

      Abraço

      Eliminar
  8. Os parágrafos não fazem falta nenhuma, nesse texto tão bem escrito!

    ResponderEliminar
  9. Rogerio V. Pereira25 março, 2023 11:43

    Gosto de todos os vizinhos
    que me cumprimentam na rua

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  10. Também mas este é muito misterioso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito do texto e da forma como fala
    dessa figura a que dá o nome de Legionário.
    Abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
  12. Parece ser uma pessoa sozinha e não deve ser fácil não poder viver no País onde terá crescido - gostei de como o texto está escrito e nem reparei na falta dos parágrafos :)
    um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar