domingo, janeiro 31, 2021

Vozes dos Animais


 

Sou do tempo do livro único e no da 3ª classe havia uns versinhos com este título e da autoria de Pedro Dinis que não consegui descobrir quem era.

Penso que cheguei a saber muitas dessas quadras de cor mas agora, na minha lembrança, resta a 1ª.

Não me parecem gemidos o que ouço logo de manhã, mas é a voz das rolas a pedirem alimento.

Desde há anos que me habituei, com o meu companheiro de 50 anos e amante de aves, a alimentar a passarada que por aqui esvoaça - rolas, melros e pardais.

O que vale é que a loja que vende o granulado dos gatos também me fornece o das aves.

Ajudar os animais também é uma forma de voluntariado.

terça-feira, janeiro 26, 2021

2º Confinamento

 O 1º confinamento foi, para mim, quase uma festa, tirando algumas arrelias com os netos devido ao apoio escolar.

Este 2º está a decorrer em modo de clausura a solo. Passam-se dias e dias que não vejo ninguém mesmo que vá à janela.

Valem-me os gatos, o telemóvel, o WhatsApp, a leitura, as palavras cruzadas, os filmes que vou encontrando na TV, a blogosfera e o facebook.

Sei que por aqui não há grandes adeptos desta rede social mas, de facto, é a que me faz mais companhia com interações quase imediatas. Como tenho familiares espalhados por vários países vou sabendo notícias e vendo fotos, bem como no WhatsApp que nem todos têm.

Tenho amigos de infância, do liceu, da faculdade, de três escolas por onde passei, bem como ex-alunos, amigos sociais e até dois ou três que transitaram da blogosfera que estão sempre prontos a dar uma palavra.

Quanto à blogosfera, onde estou desde 2006 com uma longa interrupção que me fez perder contactos, lá vou conseguindo visitar e ser visitada por alguns resistentes a quem agradeço a companhia.

domingo, janeiro 24, 2021

O Tempo


 

Acabei de ler este livro para o meu Clube de Leitura que não se vai realizar por motivos óbvios.

Não conhecia o autor de nacionalidade brasileira e que, com este livro publicado em 1975, ganhou o Prémio Camões em 2016.

"História familiar com ressonâncias bíblicas e onde se entrelaçam o novelesco, o lírico e uma alta carga sensual..."

Não fiquei fã deste tipo de narrativa onde predomina o monólogo interior e a corrente de consciência mas houve várias passagens que me tocaram.

Escolhi uma sobre o Tempo.


" O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é contudo nosso bem de maior grandeza, não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo entretanto prover igualmente a todo o mundo, omnipresente, o tempo está em tudo;..."

sábado, janeiro 16, 2021

Abertas/Fechados

 Este 2º confinamento trouxe algumas originalidades que, embora compreensíveis, são injustas.

As escolas estão abertas mas os ATLs e Centros de Estudo privados estão fechados.

Quer isto dizer que as famílias que optaram por esse tipo de apoio ao prolongamento escolar viram-se com crianças do 1º ciclo, umas a sair às  15,30, outras às 17,30, dependendo do horário, sem terem quem as vá buscar e que fique com elas em casa, uma vez que estão a trabalhar.

Compreendo que seja assim porque nestas estruturas as crianças não vêm todas do mesmo Centro Escolar e são transportadas em carrinhas. Seria difícil identificar um foco de infeção mas neste caso não teria sido melhor encerrar tudo durante 15 dias?

Desta vez não posso ir para Lisboa porque, com as idas e vindas dos miúdos, eu poderia ficar em risco.

O meu filho já encontrou solução mas quantos, a partir de 2ª feira, terão que faltar ao trabalho?

quarta-feira, janeiro 13, 2021

Às vezes aqui faz frio




Perfeito Vazio, o meu às vezes é imperfeito!

segunda-feira, janeiro 11, 2021

Cantar

 Reparei que as minhas duas últimas postagens foram musicais e também tenho encontrado muita música pelos blogues que visito.

Gosto muito de cantar e nos tempos de colégio e de liceu pertenci sempre aos coros existentes. Quando estava no Liceu Sá da Bandeira em Santarém até atuámos na televisão.

Isto só para dizer que sinto muita falta do coro que abandonei para me dedicar a cuidadora informal e agora o regresso é problemático.

As poucas vezes que vou a cerimónias religiosas adoro participar nos cânticos que ainda recordo e se não os sei cantar fico totalmente alheada do ato porque só pelo canto me sinto presente.

Em casa, mesmo sozinha, vou trauteando aquilo que me vem à lembrança.

Com o frio que está ultimamente tem sido "Tombe la neige" de Adamo, dos meus tempos de menina e moça.

Enfim, quem canta seus males espanta!

quinta-feira, janeiro 07, 2021

AS XANEIRAS



As Xaneiras em galego para quem gosta de Astérix!

domingo, janeiro 03, 2021

Sol do Mendigo



Que o sol traga algum calor neste início de ano.
Bom dia!

sábado, janeiro 02, 2021

Obrigada!

 Tive o privilégio de, durante este 2020, passar seis meses acompanhada, de fazer férias com filho e netos no Algarve, de passar alguns fins de semana com eles, de estarmos juntos no Natal e de estar com o meu filho durante mais uma semana.

Contudo, ainda me sobrou muito tempo em que a companhia se limitou aos gatos, aos livros, à pintura de desenhos já feitos, às palavras cruzadas, às sopas de letras, ao sudoku.

Os meus agradecimentos vão para todos e todas que tiveram a gentileza de me visitar e de deixar umas palavras que me preencheram a espuma dos dias, como se costuma dizer.