Penso que quem me comenta sabe que vivo em Fátima, terra de igrejas, capelas e capelinhas.
No 1º domingo de julho iniciam-se as festas de Nossa Senhora da Ortiga que duram três dias, culminando na terça feira.
Se a Senhora de Fátima é de culto internacional, a Senhora da Ortiga é de culto local. Para esta capela, localizada num monte, convergem todas as dores e alegrias dos fatimenses, durante todo o ano.
Na terça feira, depois da missa, as pessoas dirigem-se para locais previamente estabelecidos há décadas em redor da capela, onde estão instaladas as tendas familiares, ao abrigo das azinheiras.
E aí cumpre-se o ritual que vem de geração em geração, há comes e bebes para os familiares e para os amigos que aparecem.
Como não sou autóctone, não tenho tenda, mas não deixo de ser convidada a associar-me.
E foi o que aconteceu ontem e é muito bonita esta tradição onde a amizade supera os laços familiares.
Antigamente namorava-se à volta da capela, agora já não é preciso fazê-lo, namora-se em qualquer lado.
A terça feira da Ortiga é a grande festa desta comunidade!
É uma autentica romaria!
A tua terça-feira da Ortiga lembrou-me a minha terça-feira de Altinho, ou seja, o dia Feriado do Concelho de Serpa, por altura da Páscoa, quando Nossa Senhora de Guadalupe regressa, em procissão, à sua Capelinha no Alto do Cerro.
ResponderEliminarAí, a festa termina com um enorme piquenique e montes de tendas com comes e bebes.
Um acontecimento que atrai muitos forasteiros.
Abraço.
Aqui os forasteiros são alguns convidados das famílias fatimenses, mas a esmagadora maioria são os habitantes da freguesia.
EliminarSão costumes muito bonitos, porque promovem o convívio e o encontro de familiares e amigos que não se vêem há muito.
Abraço.
Não sabia que a Virgem Maria também é conhecida por Nossa Senhora da Ortiga. Naturalmente, também não sabia da existência de um sítio com esse nome.
ResponderEliminarDepois de ler a tua publicação, que muito me agradou, fui pesquisar. Suspeitava que haveria uma história/aparição que originou essa romaria.
Ao longo dos anos interagi com muitas familias portuguesas. Muitas dessa zona. Bombarral, Fátima, Leiria e outros locais. Provavelmente, alguém me teria falado nessa Nossa Senhora... quem sabe! : )
A história da aparição da Senhora da Ortiga é muito anterior às ditas aparições na Cova d' Iria, em 1917, mas também entra uma pastorinha na história.
EliminarQuem é de Fátima por nascimento ou por adopção tem na Ortiga uma referência de culto ou de tradição.
Tem uma enorme riqueza em ouro que só sai do cofre do banco nestes dias.
Este ano não entrei a capela por isso não sei se estava adornada com os cordões.
Abraço