quarta-feira, abril 02, 2025

Conselho de Ministros no Bolhão

Finalmente o ainda PM descobriu que Portugal não é só Lisboa, mas também o Porto e decidiu dirigir-se de autocarro, com toda a sua equipa até à Cidade Invicta, para aí realizar um conselho de ministros.

No Bolhão, porque não se encontrou outro local e também pelas boas condições acústicas.

Com a faca e o queijo na mão, faz o que muito lhe apraz.

A convocatória por SMS dos militantes, juntou o útil ao agradável.

terça-feira, abril 01, 2025

Leituras

Com tantas obras lidas de José Saramago "Levantado do Chão" foi-me ficando para trás.

Até que neste aniversário o recebi como presente, comprado num alfarrabista e, por isso, com direito a uma 3a edição .

O romance, publicado em 1980,  percorre uma zona do Alentejo bem demarcada, caracterizada pelo latifúndio, desde o final do séc. XIX, ainda na monarquia, até ao período pós-Revolução do 25 de Abril, com a ocupação de herdades, numa marcha onde até os mortos estão presentes, metaforicamente.

É o retrato de um povo e da sua luta contra séculos de opressão e de desigualdade social, assentes numa espécie de trilogia - a Igreja, representada pelo padre Agamedes, o latifúndio nas mãos dos donos da terra e o Estado representado pela guarda, ao serviço do latifúndio.

Mas do que mais gostei foi do seu narrador omnisciente e omnipresente, que opina sobra os factos, os pensamentos das personagens, dando-se até ao luxo de dialogar com as mesmas e com o narratário (leitor), revelando , por vezes, de forma humorística o evoluir dos acontecimentos.

Fiquei fascinada com esta narrativa e ao mesmo tempo emocionada com esta luta tão justa por parte dos homens e mulheres do latifúndio, como o narrador os nomeia.