Em homenagem a Fausto e a todos os que se têm ficado nas águs do mar, sobretudo os seis náufragos desta semana ao largo de S. Pedro de Moel.
Uma canção com música popular algarvia e letra da nossa história trágico-marítima.
Para captar a letra na íntegra tive de a procurar para a seguir. Curiosamente, talvez por ter ritmo algarvio, não sei, parece que reconheci o estilo do cantor. Quando o ouvi no blogue da Janita, não senti a mesma “revelação” que agora. Entretanto Ouvi Navegar, Navegar e Por Este Rio Acima. Reconheci as canções. Afinal, “conhecia” Fausto. Também li sobre essa tragédia. :(
Gostei! Gostei tanto que já ouvi duas vezes. Curiosamente, deve ser uma das poucas canções do Álbum Por Esse Rio Acima, que não conhecia.
Em relação à tragédia ocorrida com o naufrágio dessa traineira, aproveito a homenagem para tb homenagear todos esses homens que vão ao mar buscar o sustento e o pão, pagam com a própria vida tantas e tantas vezes, quais Navegantes. Se me permites deixo algumas estrofes de um poema escrito por João Silvério Sousa, publicado no Diário da Lagoa - Açores.
Há homens com muito valor Noite e dia a trabalhar Mas mais forte é o pescador Com grande coragem e amor Trabalha nas ondas do mar.
Sem saber o seu destino Homem de grande valentia Mesmo num barco pequenino Enfrenta o mar assassino Quer de noite quer de dia.
O mar com suas manhas Mostra calma verdadeira No entanto tu apanhas Arrancando das suas entranhas Sustento para a família inteira.
Assim é o velho pescador Dia e noite a labutar Homem de grande valor Labutando com amor Sempre na faina do mar.
Obrigado pescador fino Pela tua grande coragem Num barco grande ou pequenino A Senhora do bom destino Te dê sempre boa viagem.
Corri aqui para acalmar os meus nervos (estamos no intervalo), ouvindo a música de sextas-feiras. Não me é permitido ver ou ouvir este vídeo. Não importa, eu conheço bem essa canção. “Por este rio acima” é uma canção que vale a pena ouvir e ouvir com atenção, de um de esquerda que não negou a História do seu país e a cantou com orgulho. Sim, não sendo eu desse quadrante, não posso deixar de lembrar que nem tudo o que é esquerda é “woke”.
Abraço aflito que a ALEMANHA e PORTUGAL não estejam na final.
Gosto muito dessa música de Fausto, aliás, gosto de todas as suas músicas. Ouvi no outro dia uma entrevista dele em ue dizia que quem o inspirou foi Fernão Mendes Pinto e a História Trágico-Marítima. Tive a oportunidade de fazer um trabalho sobre isso na minha vida académica. E as pessoas continuam a morrer no mar e a cumprir um destino infausto. É uma pena, uma calamidade. Abraço Olinda
O mar, belo e trágico. Lutos impossíveis de conceber. Fausto inesquecível, como se se ficasse orfão de tanta sabedoria e poesia. Tenho os discos dele em vinyl dos anos 80. "Por este rio acima" comprei-o depois em DVD para o ouvir no automóvel sempre que queira, juntamente com a Callas, o Pavarotti, a Mª João Pires, o Aznavour... e outros das idades que foram passando por mim. Abçs Bettips
Querida Rosinhamiga Creio que já o escrevi, mas volto a fazê-lo: tive o privilégio e a honra de ser amigo do Fausto Bordalo Dias um Homem (com caixa alta) vibrante, aparentemente tímido, mas valeroso, destemido, «Por Este Rio Acima», de esquerda sem alarido, um coração grande como o Mundo. A gesta dos navegantes não se esgotou em português no Camões e/ou no Pessoa; ela acontece todos os dias quando saem para a faina os pescadores das traineiras. As fúrias dos mares ceifam vidas que neles ganham o pão de cada dia. Um naufrágio, com a costa à vista é mais do que um desastre - é um drama. As ondas engolem os pescadores deixando sem consolo aquelas e aqueles que os aguardavam em vão na orla da praia ou no cais acostável. Que descansem em paz. Beijos & queijos Henrique
A História Trágico-Marítima dos portugueses continua....
"As ondas do mar são brancas, bravo meu bem, e no meio amarelas. Coitadinho de quem nasce , bravo meu bem , para morrer no meio delas. " (folclore açoriano )
Foi-me diagnosticado o vírus do herpes no ano de 2010, por isso a minha vida ficou devastada, já não tenho ideia do que poderia fazer da minha vida até que encontrei uma velha amiga minha, a Tiffany, com quem estudámos juntos nessa altura na faculdade, ela era uma afro-americana. explique-lhe o meu estado de saúde atual, ela riu-se e disse que não é um problema porque conhece um fitoterapeuta tradicional africano que me vai curar completamente com um fitoterápico. de e-mail do fitoterapeuta drjekawo@gmail.com O Dr Jekawo respondeu ao meu e-mail e eu fiquei muito feliz e ele explicou como seria o tratamento durante 25 dias, concordei que paguei a taxa de preparação dos medicamentos fitoterápicos e recebi o produto fitoterápico poucas semanas após a preparação do fitoterápico remédios, tomo o fitoterápico conforme as instruções devo confessar que o Dr. Jekawo é um ótimo fitoterapeuta tradicional faço um teste rápido fiquei completamente curado então recomendo para minha mãe que sofre de demência e meu marido que sofre de próstata o cancro também foi curado pelo Dr. Jekawo. Quero utilizar esta plataforma para lhe agradecer muito e também para o recomendar a qualquer pessoa que sofra de herpes, cancro, mioma, infeção da próstata, parkinson, gonorreia, hiv, clamídia, hpv, hepatite e tantas doenças com as quais o Dr. Jekawo pode curar o seu conhecimento ancestral de ervas está para além da minha imaginação.
Para captar a letra na íntegra tive de a procurar para a seguir.
ResponderEliminarCuriosamente, talvez por ter ritmo algarvio, não sei, parece que reconheci o estilo do cantor.
Quando o ouvi no blogue da Janita, não senti a mesma “revelação” que agora. Entretanto Ouvi Navegar, Navegar e Por Este Rio Acima. Reconheci as canções. Afinal, “conhecia” Fausto.
Também li sobre essa tragédia. :(
Ha canções que nos iluminam!
EliminarAbraço
Gostei! Gostei tanto que já ouvi duas vezes.
ResponderEliminarCuriosamente, deve ser uma das poucas canções do Álbum Por Esse Rio Acima, que não conhecia.
Em relação à tragédia ocorrida com o naufrágio dessa traineira, aproveito a homenagem para tb homenagear todos esses homens que vão ao mar buscar o sustento e o pão, pagam com a própria vida tantas e tantas vezes, quais Navegantes.
Se me permites deixo algumas estrofes de um poema escrito por
João Silvério Sousa, publicado no Diário da Lagoa - Açores.
Há homens com muito valor
Noite e dia a trabalhar
Mas mais forte é o pescador
Com grande coragem e amor
Trabalha nas ondas do mar.
Sem saber o seu destino
Homem de grande valentia
Mesmo num barco pequenino
Enfrenta o mar assassino
Quer de noite quer de dia.
O mar com suas manhas
Mostra calma verdadeira
No entanto tu apanhas
Arrancando das suas entranhas
Sustento para a família inteira.
Assim é o velho pescador
Dia e noite a labutar
Homem de grande valor
Labutando com amor
Sempre na faina do mar.
Obrigado pescador fino
Pela tua grande coragem
Num barco grande ou pequenino
A Senhora do bom destino
Te dê sempre boa viagem.
Um abraço.
Sempre me incomodou quem morre a trabalhar e no mar ainda mais porque, por vezes, o corpo nunca aparece.
EliminarEste poema diz tudo!
Abraço
Corri aqui para acalmar os meus nervos (estamos no intervalo), ouvindo a música de sextas-feiras. Não me é permitido ver ou ouvir este vídeo. Não importa, eu conheço bem essa canção.
ResponderEliminar“Por este rio acima” é uma canção que vale a pena ouvir e ouvir com atenção, de um de esquerda que não negou a História do seu país e a cantou com orgulho. Sim, não sendo eu desse quadrante, não posso deixar de lembrar que nem tudo o que é esquerda é “woke”.
Abraço aflito que a ALEMANHA e PORTUGAL não estejam na final.
Será que querias dizer álbum e não canção?
EliminarFoi um serão emocionante apesar da derrota.
Nem sempre ganha o melhor em campo.
Abraço
Gosto muito dessa música de Fausto, aliás, gosto de todas
ResponderEliminaras suas músicas. Ouvi no outro dia uma entrevista dele em ue
dizia que quem o inspirou foi Fernão Mendes Pinto e a História
Trágico-Marítima. Tive a oportunidade de fazer um trabalho
sobre isso na minha vida académica.
E as pessoas continuam a morrer no mar e a cumprir um destino
infausto. É uma pena, uma calamidade.
Abraço
Olinda
O mar é um local de trabalho muito ingrato!
EliminarAbraço
Gosto imenso dessa música, aliás como todas as que conheço do Fausto.
ResponderEliminarAbraço e saúde
Ele era um alquimista da nossa música!
ResponderEliminarAbraço
O mar, belo e trágico. Lutos impossíveis de conceber.
ResponderEliminarFausto inesquecível, como se se ficasse orfão de tanta sabedoria e poesia. Tenho os discos dele em vinyl dos anos 80. "Por este rio acima" comprei-o depois em DVD para o ouvir no automóvel sempre que queira, juntamente com a Callas, o Pavarotti, a Mª João Pires, o Aznavour... e outros das idades que foram passando por mim. Abçs Bettips
As duas faces do mar e o trágico muitas vezes presente.
ResponderEliminarBoas escolhas musicais!
Abraço
Querida Rosinhamiga
ResponderEliminarCreio que já o escrevi, mas volto a fazê-lo: tive o privilégio e a honra de ser amigo do Fausto Bordalo Dias um Homem (com caixa alta) vibrante, aparentemente tímido, mas valeroso, destemido, «Por Este Rio Acima», de esquerda sem alarido, um coração grande como o Mundo.
A gesta dos navegantes não se esgotou em português no Camões e/ou no Pessoa; ela acontece todos os dias quando saem para a faina os pescadores das traineiras. As fúrias dos mares ceifam vidas que neles ganham o pão de cada dia.
Um naufrágio, com a costa à vista é mais do que um desastre - é um drama. As ondas engolem os pescadores deixando sem consolo aquelas e aqueles que os aguardavam em vão na orla da praia ou no cais acostável. Que descansem em paz.
Beijos & queijos
Henrique
O mar é um local de trabalho muito ingrato.
EliminarFausto é um cantor de 5 estrelas.
Abraço
A História Trágico-Marítima dos portugueses continua....
ResponderEliminar"As ondas do mar são brancas, bravo meu bem, e no meio amarelas. Coitadinho de quem nasce , bravo meu bem , para morrer no meio delas. " (folclore açoriano )
Paz para quem morreu no mar e também para Fausto.
Abraço, boa semana.
Dizes bem, paz para quem partiu!
EliminarAbraço
Junto-me a Ti nesta homenagem.
ResponderEliminarUm beijinho Leo 💕
Olá, minha linda!
ResponderEliminarÉ um prazer ler-te!
Grande abraço
Foi-me diagnosticado o vírus do herpes no ano de 2010, por isso a minha vida ficou devastada, já não tenho ideia do que poderia fazer da minha vida até que encontrei uma velha amiga minha, a Tiffany, com quem estudámos juntos nessa altura na faculdade, ela era uma afro-americana. explique-lhe o meu estado de saúde atual, ela riu-se e disse que não é um problema porque conhece um fitoterapeuta tradicional africano que me vai curar completamente com um fitoterápico. de e-mail do fitoterapeuta drjekawo@gmail.com O Dr Jekawo respondeu ao meu e-mail e eu fiquei muito feliz e ele explicou como seria o tratamento durante 25 dias, concordei que paguei a taxa de preparação dos medicamentos fitoterápicos e recebi o produto fitoterápico poucas semanas após a preparação do fitoterápico remédios, tomo o fitoterápico conforme as instruções devo confessar que o Dr. Jekawo é um ótimo fitoterapeuta tradicional faço um teste rápido fiquei completamente curado então recomendo para minha mãe que sofre de demência e meu marido que sofre de próstata o cancro também foi curado pelo Dr. Jekawo. Quero utilizar esta plataforma para lhe agradecer muito e também para o recomendar a qualquer pessoa que sofra de herpes, cancro, mioma, infeção da próstata, parkinson, gonorreia, hiv, clamídia, hpv, hepatite e tantas doenças com as quais o Dr. Jekawo pode curar o seu conhecimento ancestral de ervas está para além da minha imaginação.
ResponderEliminar