sábado, setembro 30, 2006

Sábado

Hoje, sábado, não há nada de novo debaixo do sol. Nem sol!
À noite, jantar em família com um jovem casal amigo.
E isso é bom.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Parabéns, meu filho!

Fixas-me com um olhar de esmalte e o teu sorriso aberto e jovem mantém-se inalterável.
Digo em voz alta:
- Parabéns, meu filho!
Apenas me responde o vento que passa por sobre a cidade de mármore onde moras agora!

quarta-feira, setembro 27, 2006

Ronda de três caminhos

1. Tem os olhos fechados, a boca aberta num trejeito de dor, um braço erguido acima da cabeça, é jovem, bonita, veste um casaco rosa e jeans.
"Canta" o triste fado dos desempregados de Nelas e Portalegre!
Considero os empresários destas multinacionais uns criminosos e o Governo ( este e todos os outros )frouxo face à fuga de quem, a maior parte das vezes, recebeu, de mão beijada, terrenos e empréstimos a baixo juro, além de se terem comprometido a X anos de laboração.

2. A PJ criou "um corpo especial" para "atacar" a corrupção nas autarquias, no desporto e na administração central.
Só agora porquê?
Como sou crédula estou ansiosa para ver os resultados.
E já agora não se esqueçam dos corruptores.
"Tão ladrão é o que vai à vinha como o que fica de fora".

3. Uma criança morreu e outra está em perigo de vida. Andavam a brincar junto da linha ferroviária de acesso aberto.
Não se pode pedir responsabilidades a crianças de 4 e 5 anos.
Toda a culpa deve recaír sobre a Refer devido à sua imperdoável actuação.
Agora é que vão a correr fechar o acesso.
Quando uma criança morre ficamos todos de luto pelo futuro que não chegou a haver.
Mas quando essa morte podia ser evitada também a revolta se apodera de nós.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Não arranjei melhor

" Une injustice faite à un seul est une ménace faite à tous."

Montesquieu ( 1689 - 1755 )

sexta-feira, setembro 22, 2006

Não tens mais?

Qual milagre da multiplicação dos pães e dos peixes ( espero que não seja heresia ), as maçãs dos quintais da "belle-fmille" não param de chegar.
Deitam aquele cheirinho que impregnava, durante parte do ano, o celeiro da minha avó, têm aquele sabor da fruta artesanal, feita à mão pela mãe natureza, mas têm um aspecto pouco recomendável para os cânones da U.E..
Assim decidi-me a transformá-las em doce.
Espero que os amigos sejam suficientemente generosos para depois me dizerem:
- Era uma delícia! Não tens mais?

quinta-feira, setembro 21, 2006

Já não se vindima na Mata!

Deitei-me muito tarde e o vento já se anunciava no espanta-espíritos da varanda.
Acordei cedo com um som estranho vindo da rua.
Levantei-me e fui à cozinha onde a persiana raramente se desce.
Chovia copiosamente (como diria a minha amiga Zé, de Nisa).
Voltei para a cama, com as vindimas no pensamento. Tanta uva por apanhar!...
Pensei na Elvira, cujo blog visito e no Carlos Pereira que também encontro por lá.Espero que, pelo menos eles, tenham terminado as suas vindimas.
Depois, estupidamente, respirei aliviada. Veio-me ao pensamento a Mata, esse espaço mítico da minha infância, coberto de vinhas e onde já não se vindima há muitos anos.
Agora, na Mata só há espinheiras!

terça-feira, setembro 19, 2006

O Quarto do Filho

No T2, de razoáveis dimensões, transformado em lar, há um quarto multiusos.
Aos fins de semana, de 15 em 15 dias, é o quarto do filho e adquire aquele ar agradavelmente "negligé" usado pelos rapazes que vivem sozinhos.
Durante o resto do tempo divide-se entre quarto de vestir do género feminino, rouparia na área de lençóis, atoalhados e outras miudezas necessárias ao quotidiano caseiro, dormitório da Nocas, que, apesar de ter um cesto em todas as divisões, privilegia este espaço, escritório de lazer e estudo informático, de leitura de "desvairados" géneros literários, entre os quais o género blog, de escrita de pequenas crónicas para o jornal da terra natal e ainda câmara de recepção às amigas quando a sala está demasiado ocupada.
É ou não um quarto multiusos?
Estivessem assim tão bem ocupados os espaços multiusos que proliferam por aí, nem sempre no sítio certo!

segunda-feira, setembro 18, 2006

Fruta da Época

Os figos e as uvas da mana ainda não terminaram, as maçãs e as pêras dos quintais da "belle-famille" também não.
Resultado - hoje de manhã, a saia creme que deixei na lavandaria, por esquecimento, durante um mês, já não me serviu.
Decisão imediata - voltar a fazer caminhadas, sem deixar estragar a fruta!

domingo, setembro 17, 2006

Arrefeceu

Arrefeceu.
Acabou-se o tempo de andar descalça em casa.

Diálogo Nocturno

- Ouves?
- O quê?
- Um fio de água a correr!
- Não, não ouço|
- Sustém a respiração. Escuta!
- Ah! Sim, estou a ouvir. Mas eu fechei bem a torneira...
- Não é de uma torneira!
- Então de onde vem este som?
- Do tanque que está lá fora, no jardim da quinta.
- Ah! Já não me lembrava onde estava!...