quinta-feira, janeiro 03, 2013

Janeiras

Na continuação das festividades do Natal e do Ano Novo, cantam-se as Janeiras em muitas zonas do país.
Assim, ontem e apesar da noite fria, lá fui até à sede do meu concelho juntar-me aos companheiros e companheiras da associação à qual pertence o Chorus Auris para darmos início ao cantar das Janeiras.
Entre cantores e instrumentistas talvez fôssemos uns vinte, eu cantei mas também me foi passado para as mãos um instrumento com vários guizos e até não me saí mal no seu guizalhar.
Batemos à porta e, quando surge alguém, pedimos licença para cantar o que sempre nos é permitido, apenas em três casas onde havia luz  ninguém abriu porta.
O nosso cantar não se compara com o do Zeca nem tão pouco com o de muitos grupos que, por esta altura, se ouvem na rádio e TV.
Cantamos assim:

Boas Festas, Boas Festas,
Boas Festas vimos dar
Aos senhores desta casa
Que nos querem escutar.

Vimos dar a Boas Festas
A estes nobres senhores
Que nasceu o Deus Menino
Em Belém entre pastores.

Vimos cantar as Janeiras
Por isso nos estão a ouvir
Estes amigos da Banda
Ajuda vêm pedir.

E repetimos a segunda quadra.
Apesar da noite fria, como disse no início e de encontrarmos crianças e adultos em pijama e roupão, a saca fez uma boa recolha e o nosso cantar deixou um sorriso na boca dos ouvintes!
Por acaso algum de vós quer acrescentar uma quadra para enriquecer o nosso repertório?

36 comentários:

Rui Pascoal disse...

(Aqui não se ouve nada...)
Posso fazer uma sugestão?
Que tal fazer(em) uma gravação para depois colocar no blogue?
:)

Graça Sampaio disse...

Que pachorra a vossa!... Mas deve ter sido giro, sim senhora!

Ora aí vai:

As Janeiras, as Janeiras,
Meus senhores, vimos cantar!
Há um chouriço, uma alheira,
Um copo p'ra nos alegrar?

redonda disse...

Que pena que por aqui não haja essa prática :)
Como não tenho jeito para poemas, acho que não vou tentar inventar nenhuma quadra... :) (mas se entretanto me sentir inspirada, volto)

Dalma disse...

RV.para ir de encontro ao desejo que expressou no "Areeiro...e por aí" não sugiro nenhuma quadra porque não sei, mas aqui deixo este endereço que certamente será melhor do que qualquer outra minha sugestão!

http://www.youtube.com/watch?v=DH9XG-25v3E

Teté disse...

Mas deve ser bastante divertido andar a cantar de porta em porta. Tenho impressão que aqui em Lisboa não tinham tanta sorte em portas abertas, eu pelo menos não abro a minha a desconhecidos... Mas também, num prédio era complicada a cantoria, a fazer eco na escada... :)

Uma quadra? Ui, que para isso não tenho jeito nenhum. Mas vou pensar... :D

Abraço e bons cantares e guizalhares!:))

Rui da Bica disse...

A senhora desta casa
É bonita e corada.
Ainda mais bonita era
Se nos desse a consoada !

Cantava eu isto, há mais de 50 anos ! :))
Quantas saudades e quanta nostalgia !

Abraço, Rosa !
.

Flor de Jasmim disse...

Lindo!
Não vou acrescentar quadra, mas o teu post fez-me cair uma lágrima, memórias, coisas minhas, obrigada Rosa.


Beijinho e uma flor

mlu disse...

Não é suposto compararem-se estes cantares com nenhuns outros. São os nossos e pronto! Eu fico sempre muito contente, gosto tanto de ouvir as Janeiras e costumam passar por cá.

Um abraço.

Catarina disse...

Para escrever algo que se assemelhe a um poema, tenho que pensar muito! E mesmo assim...
Mas não vou desistir, apenas vou demorar algum tempo.

Duarte disse...

Algo assim íamos cantando, sendo crianças, a minha irmã e eu, mais alguns amigos... e acabávamos neste tom...

A senhora desta casa
é bonita e corada
mais bonita ela era
se nos desse a consoada.

Bons tempos e belas formas de diversão...

Abraços e um bom 2013

heretico disse...

beijos.

votos de BOM ANO

Lídia Borges disse...


Ontem mesmo na minha rua, um rancho folclórico, cantou as Janeiras cumprindo esta velha tradição.
Eram muitas as vozes e os instrumentos musicais a encherem a rua de música, enquanto se abriam portas e janelas desafiando o frio.

Gosto destas manifestações da cultura popular!

Um beijo

Catarina disse...

Janeiras não sei cantar
Escrever poemas também não
E todos devem acreditar
A razão da minha abstenção

Só a Rosinha, a Graça e o Rogério me levam a "expor-me" assim publicamente! : )

vieira calado disse...

Olá, amiga!
Já passou o Natal e o Ano Novo, estamos na Quadra dos Reis.
Princípio do ano, portanto.
Venho desejar que ele seja e feliz e pleno de realizações.
Por cá também temos cânticos de Janeiras (Reis), em local público.

Beijinho para si!

luna luna disse...


Boas Festas, Meus senhores,
o menino já nasceu
agradecemos a porta aberta
foram agraciados por Deus

bom ano para ti

Morgan Nascimento disse...

Olá, parabéns pelo blog!
Se você puder visite este blog:
http://morgannascimento.blogspot.com.br/
Obrigado pela atenção

Pitanga Doce disse...

Hoje vou ouvir cantar as janeiras. Anoto uma quadra e depois te empresto. O caso é grave é que há bolas de sardinha e carne. Ó Senhor, que isto nunca mais acaba! hehehe

Justine disse...

Acho encantadora esta tradição, Rosa! Por aqui pela aldeia ainda não vieram, mas virão! Só que o grupo que habitualmente passa a cantar não tem a qualidade do teu coro - aí sim, deve ser um acontecimento:))))))
beijo

R. disse...

E cantadas as Janeiras
Só nos resta desejar
Um magnífico ano novo
para o velho superar
:)

Abraço grande!

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Não sei se houve Cantares de Janeiras aqui em Lisboa, mas tinha acabado de chegar a Lisboa, há pouco tempo, quando ouvi dizer que estavam a cantá-las ao nosso Primeiro (:-!
Deve ter sido divertida essa sua experiência, Rosa! Podia ter feito uma reportagem com imagem e som para nós podermos desfrutar!
Bom Ano

Arnoldo Pimentel disse...

Amigo(a) leitor(a) visite o link abaixo e conheça o e-book do concurso haicais de marte, o qual tive a felicidade de vencer com meu haikai “Arrozal” na categoria clássico. Leia o e-book e deixe seu comentário, ele é muito importante. Desde já agradeço.

http://haicaienaomachuca.blogspot.com.br/2013/01/haicais-abduzidos.html

Rosa dos Ventos disse...

Cara Mlu
Amanhã lá andarei de novo no grupo de cantares...até pode ser que lhe bata à porta! :-))

Abraço

Rosa dos Ventos disse...

Agradeço os versinhos bem simpáticos e alusivos às Janeiras à Gracinha, ao Rui da Bica, ao Duarte, à Catarina, à Luna e à R....espero não ter esquecido ninguém.
E agradeço igualmente a todos e todas que tiveram a gentileza de deixar uma palavrinha! :-))
Amanhã lá vou fazer mais uma ronda de Janeiras!

Abraço

Nina disse...

Que saudades dos tempos em que cantava as janeiras!
E que lindas quadras!:))

Rosinha, quando a Carlota apareceu estávamos a chegar, por isso não voltámos atrás.:(


Aquele abraço:)

luisa disse...

Pois... cá pelo Algarve também se cantam as Janeiras, mas penso que hoje em dia é mais como espetaculo, em locais públicos. Não sei se mais para o interior serrano ainda há quem vá de porta em porta a cantar... aqui na minha rua não acontece nada. Que pena.

São disse...

Não dá para fazer vídeo e reproduzir aqui? Seria interessante, rrss

Boa semana

Bartolomeu disse...

Então aqui vai Rosinha, a minha comparticipação "poética".

Cantamos com alegria
Assinalando esta quadra
Desejando que este dia
Traga a todos vida grada

E que não falte no Mundo
Paz, amor, fraternidade
Para que todos, no fundo
Vivam com felicidade.

;)

maria mar disse...

Cá estaremos à espera de vos ver e ouvir.
Bjinhos

Maria P. disse...

Bom Janeiro para ti! E mais para os outros 11 meses!:)

Beijinhos*

Rosa dos Ventos disse...

Ontem voltei a repetir a ronda do cantar das Janeiras mas não andei pelos teus lados Maria Mar...

Abraço

Rosa dos Ventos disse...

Um abraço de agradecimento, Bartô! :-))

Lilá(s) disse...

Aqui no aldeamento onde vivo, com apenas duas ruas, todos os anos tentamos manter viva essa linda tradição e cantamos as janeiras...no final fazemos um jantarinho petiscando o que recebemos e como é tudo entre gente conhecida, recebemos muito...curiosamente no final somos cerca de 50 pessoas!
Bjs

Rosa dos Ventos disse...

Que tradição simpática, cara Lilá(s)!
Como somos uma associação precisamos mais de dinheiro mas no primeiro dia fomos agraciados na última casa onde batemos com uma mesa bem composta! :-))

Abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
marina disse...

Gosto muito!
Devias pôr um video com os vossos cantares!

Duarte disse...

Rosa, conseguiste criar um ambiente agradável, que nos fez voltar à infância, e isso é bom. Parabéns.